Desconstruindo a História do Brasil

da colônia ao império

Por Thiago Augusto Pestana da Costa

Código do livro: 217791

Categorias

Ciências Humanas E Sociais, Educação, Geografia E Historia, Américas, Historiografia

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 8209 vezes desde 15/09/2016
Versão
impressa
Indisponível
Valor total:
€ 8,86
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

Amparando-se em uma perspectiva ampla, a proposta é desconstruir esse jornalismo retrospectivo para, então, reconstruir a própria história. Além de factoides e curiosidades, o propósito é revelar que há muito de posicionamento político nas obras analisadas.

O fio que une as tramas narrativas é a exclusão. Negros escravizados e índios oprimidos ocupam no texto de Pestana um lugar primordial. Mais do que tentar harmonizar o conturbado contexto sociológico, o que se faz aqui é trazer o conflito das narrativas ao primeiro plano.

Por fim, sinto profundo alívio em ter diante de meus olhos obra de tão elevado valor. Nos tempos sombrios que se avizinham no Brasil de 2016 (quando se observa a ascensão de um discurso retrógrado e infundado, materializado em iniciativas parlamentares como o projeto Escola sem Partido), é reconfortante saber que ainda há resistência, que um novo mundo é possível, desde que as novas gerações tomem de exemplo jovens e visionários intelectuais, caso flagrante de Thiago Pestana.

DO PREFÁCIO, Rodrigo Irponi

Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP); Professor do curso de História da Universidade Anhanguera de São Paulo; Especialista em Pesquisa do Museu Paulista/USP.

Características

ISBN 978-85-64137-83-7
Número de páginas 169
Edição 1 (2016)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Thiago Augusto Pestana da Costa

A Todas as Musas surgiu no universo editorial on-line em Julho de 2009, com a publicação do primeiro número da sua revista acadêmica. Mantendo rigorosamente os seus níveis de qualidade e periodicidade, essa publicação chegou, em fevereiro de 2011, ao seu quarto número, tendo sido já avaliada pela CAPES como B2 (excelente qualificação para uma revista independente).

A partir de 2010, a revista começou a ser impressa e a editora iniciou seus trabalhos no sistema de impressão sob demanda.

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

1 comentários
Samuel Marini - ArteSam
Quinta | 15.09.2016 às 14h09
Olá Thiago, tudo bem? Faço serviço de conversão epub, capa, solicitação de ISBN, providência de ficha catalográfica, revisão, book trailer, e outros... Caso tenha interesse, fale comigo. Meu site - www.artesam.com - e-mail: [email protected] - página no facebook: www.facebook.com/artesambr