ASSÉDIO MORAL, SAÚDE MENTAL E DANOS EXISTENCIAIS

Releituras essenciais

Por HUGO RIOS BRETAS; Juliana Oliveira Braga

Direito Empresarial, Direito Civil, Constitucional, Psicologia, Direito, Administração

Esta página foi vista 66 vezes desde 15/08/2024

Quanto mais instauramos um diálogo entre o Direito e a Psicologia, mais nos impactamos com a extraordinária complexidade de ambas as ciências. Essa imprescindível conexão deve cada vez mais ser a tônica das universidades.

O segundo volume perdura com a mesma intensidade do anterior, a partir da prestimosa contribuição de acadêmicos de diversas áreas, o que é verdadeiramente saudável para o amadurecimento e sensibilidade.

O pano de fundo dessa obra gravita sobre institutos existenciais, tais como assédio moral, dignidade, personalidade, saúde mental, a partir dos estudos e conclusões alcançadas no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Assédio Moral (GEPAM), do Centro Universitário Newton Paiva, sob a coordenação dos professores Hugo Rios Bretas e Juliana Oliveira Braga. Portanto, esses estudos realizados significam a materialização da essência acadêmica, a partir da entrega de seus sérios e destacáveis estudos para a sociedade. Trata-se de uma busca por instrumentos efetivos de combate do assédio moral, nos ambientes público e privados, além de profundas revisitações.

HUGO RIOS BRETAS; Juliana Oliveira Braga

Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Direito Privado, Pós-graduado em Direito Civil e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;Coordenador do Grupo de Pesquisas GEPAM "A gestão de pessoas e o assédio moral: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho e do Direito para um ambiente empresarial saudável", Coordenador das pós-graduações em Direito Público, Direito de Família e das Sucessões, Conselheiro representante das Ciências Jurídicas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), Membro do CEP (Comissão de Ética em Pesquisa), Representante docente da pós-graduação na Comissão Própria de Avaliação (CPA), a de Avaliação (CPA), Membro do Colegiado, NDE (Nucleo Docente Estruturante), Professor Adjunto I da Escola de Direito, EAD, Extensão e Conteudista do Centro Universitário Newton Paiva; Coordenador da Pós-graduação em Direito Público, Constitucional e Ambiental, membro do colegiado e Professor Titular da pós-graduação e graduação da UNIFUNCESI; Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Responsável pelo Setor de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e Professor da Universidade Corporativa da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (UCA-DF); Membro pesquisador do Grupo de Pesquisas "Ética e Religião" do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGCR PUC Minas); Professor das Pós-graduações do SENAC, UNIPAC,  e MILTON CAMPOS. Parecerista das Revistas da Faculdade Mineira de Direito, UNIFORMG, RBEC e Pensar; Membro Aliado da Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (ANAJURE); Advogado.