Uma Trajetória da Disciplina de Análise e um Estado do Conhecimento sobre seu Ensino

Volume I - Acabamento com papel Couché

Por Sílvio César Otero-Garcia

Código do livro: 143974

Categorias

Educação

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 5529 vezes desde 14/04/2013
Versão
impressa
Indisponível
Valor total:
€ 11,37
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

A nossa pesquisa está divida em duas etapas. Na primeira delas fizemos um mapeamento da produção brasileira relativa ao ensino de análise, uma análise quantitativa desses dados e levantamos questões críticas que emergiram das discussões apresentadas. Concluímos que a quantidade de pesquisas em ensino de análise ainda é pequena, há poucos pesquisadores trabalhando com essa temática, os trabalhos estão relativamente isolados entre si e há muitas questões sem resposta sobre a importância e relevância da disciplina de análise em cursos de formação de professores da matemática. A segunda etapa de nosso trabalho traz um panorama de como vem se estruturando o programa, de um modo geral; e os objetivos, conteúdos e bibliografia da disciplina de análise em dois cursos de licenciatura. O estudo foi realizado através de grades curriculares e programas de disciplinas de análise. Dessa seção, concluímos a disciplina de análise está cristalizada: objetivos não tocaram a questão da formação do professor ou o fizeram de forma pontual, conteúdos e bibliografia pouco se alteraram ao longo dos anos. Das duas partes conjuntamente, vimos que a segunda confirmou algumas hipóteses levantadas na primeira e que, de fato, o campo em ensino de análise ainda tem muitos pontos inexplorados.

Características

Número de páginas 260
Edição 1 (2011)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Estucado Mate 90g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Fale com o autor

Sílvio César Otero-Garcia

Sílvio César Otero-Garcia é licenciado em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP), e mestre/doutorando pelo/do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência nas áreas de educação e história, com ênfase em educação matemática e história das ciências. Desenvolve suas pesquisas junto ao Grupo de Pesquisa em História da Matemática e/ou suas Relações com a Educação Matemática (GPHM) e ao Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM), atuando nas seguintes linhas: A Disciplina de Análise em Cursos de Formação de Professores de Matemática, História da Matemática no Brasil, e Análise de Livros Didáticos – Hermenêutica de Profundidade.

Biblioteca Virtual da Fapesp (Sílvio C. Otero-Garcia): http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/72533/silvio-cesar-otero-garcia/

Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (Sílvio C. Otero-Garcia): http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=6877474332303959

Currículo Lattes (Sílvio C. Otero-Garcia): lattes.cnpq.br/6877474332303959

Currículo Lattes (Rosa L. S. Baroni): lattes.cnpq.br/3641041943819764

Diretório de Grupos CNPq (Rosa L. S. Baroni): dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=3641041943819764

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

3 comentários
Giovani
Domingo | 14.04.2013 às 22h04
Vale a pena! A dissertação trabalha com muito carinho e minúcia a disciplina de análise na história de seu ensino ao longo do século XX na USP e na Unesp.
Autor
Domingo | 14.04.2013 às 21h04
É uma dissertação de mestrado.
Henrique
Domingo | 14.04.2013 às 21h04
É um TCC ou uma dissertação?