Este livro é uma introdução ao tema, a Arquitetura.
A obra tem como principal objetivo: oferecer, sobretudo aos que pretendem ser Arquitetos, a noção do que é ensinado no curso de Arquitetura, bem como, de quais são as atribuições profissionais que irão assumir. O outro objetivo é o de aproximar a Arquitetura do público em geral ou dos que têm interesse sobre o tema e não sabem por onde começar estudá-lo.
A ideia foi a de oferecer um texto fluido escrito de maneira objetiva e simples. O livro foi dividido em seis capítulos. No primeiro, algumas definições importantes são oferecidas como respostas para o que é proposto no título do livro. Na continuidade, comparecem outras considerações como as que tocam o exercício da profissão ou as atribuições profissionais assumidas pela Arquitetol. No segundo capítulo, ao considerar o entendimento básico da obra arquitetônica como um tipo de expressão formal, lanço mão da linha do tempo para mostrar a construção do sentido do Belo na Arquitetura como forma de expressão artística, usando como referência a matemática, sem que para isso sejam usadas fórmulas complexas. O terceiro capítulo trata da produção contemporânea e dá prosseguimento à linha do tempo oferecida no capítulo anterior. A ideia é fortalecer o entendimento da relação entre a Arquitetura e a evolução do pensamento. O quarto capítulo é dedicado à compreensão da obra arquitetônica como simbologia ou meio comunicacional. O quinto capítulo oferece como questão principal o entendimento da Arquitetura arte plástica ou como compreendê-la como obra de arte. Por último; no sexto capítulo, é colocada a discussão sobre a função social da Arquitetura.
No apêndice são oferecidas definições de natureza técnica para o entendimento dos elementos e etapas que constituem o processo de execução ou produção do projeto arquitetônico.
Número de páginas | 100 |
Edição | 2 (2021) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.