Esta obra foi pensada a partir de duas de minhas paixões: a literatura e a pintura e assim, a ideia foi juntar essas duas formas de expressões artísticas. Por isso, o título escolhido: “Poesia Desenhada”.
Esta obra reúne 12 poetas e poetisas e 49 poesias que falam de amor. Para cada uma delas um desenho de autoria de Francisco Lauande Jr é colocado como ilustração.
Um dos objetivos é resgatar grandes nomes da literatura, como as brasileiras Auta de Souza e Francisca Júlia da Silva. Somos um país de poucos afeitos ao hábito da leitura em comparação com os mais desenvolvidos. Ademais, temos a carência de apego à nossa história - os escritores são parte dela. Há também escritores estrangeiros e bastante conhecidos como o do português Fernando Pessoa, mas que para os jovens, talvez, seja um
nome ainda a ser explorado. Assim sendo, este livro serve também como incentivo ao hábito da leitura.
As poesias falam de amor tendo a mulher como personagem principal. Falar da mulher é falar também sobre uma parte importante do sentido da vida: o seu papel na sua continuidade da humanidade na qualidade de mãe no dom da maternidade. Só a mulher pode sentir a real felicidade ao colocar no mundo a vida, ou a dor em mais alto grau ao perder o filho. Assim, as obras escolhidas – de domínio público -, têm como personagem principal a mulher, em poesias que falam do amor. Algumas são de autoria de poetisas lançando um olhar sobre a mulher. Este livro é, com efeito, uma homenagem à mulher.
Gosto de desenhar por meios de convencionais: papel e grafite. Mas, como usuário da informática nas minhas atividades profissionais, é inevitável o acesso às tecnologias voltadas para o desenho, já que desenhar continua a ser parte das atividades do trabalho dos Arquitetos. Entre um trabalho e outro, nos momentos de ócio, desenho para relaxar. Gosto de desenhar mulheres. Apesar de preferir os esboços usando o grafite, tenho usado cada vez mais os softwares para o desenho artístico. Assim, no lugar do papel está a tela do computador. O mouse é o lápis. Sou um adepto da arte digitalizada. Além das poesias, o conteúdo oferece desenhos ou mais uma forma de expressão artística.
Ao reler uma a uma, deixava a imaginação em total liberdade para depois voltar aos arquivos e escolher o desenho que melhor representava o que veio à mente, sem me preocupar com a fidelidade a determinados aspectos do contexto das poesias. Ao juntar os desenhos aos textos, a ideia é que o leitor, por sua vez, esteja livre para usar a imaginação ao pensar nas feições dos personagens, lugares, etc. Aí, está a magia da poesia, pois
passamos, de alguma maneira, a ser coautores da obra de arte produzida pelas palavras do poeta e cujo acabamento fica a cargo da imaginação de cada leitor. O pôr do sol descrito pelo poeta não precisa ser o mesmo por nós imaginado, que pode ser ainda mais bonito.
Como alguém que gosta de escrever e o faz com muita frequência, costumo dizer aos que querem alcançar um bom nível da escrita que ler de poesia é fundamental para adquirir destreza e ser criativo no uso das palavras. Portanto, esta obra pode servir bastante útil para os estudos de quem busca ter o domínio da escrita.
Número de páginas | 184 |
Edição | 1 (2021) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Brochura |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.