Pensando no ensino da Arquitetura e nos estudantes, esta obra ensina o processo criativo para projetar obras arquitetônicas.
Toda atividade criativa requer um método de trabalho aliado ao talento. Por deficiências do ensino, nem sempre, os alunos recebem de seus professores de projeto a didática necessária para o desenvolvimento de um método para projetar capaz de capacitá-los a atender qualquer que seja o grau de complexidade do tema abordado. Os softwares disponíveis (2D e 3D) nada mais são que meios para desenvolver e/ou para apresentar ideias. A criatividade, portanto, permanece como um fator imprescindível e um diferencial do profissional da Arquitetura no mercado de trabalho.
O conteúdo do curso foi construído a partir do entendimento de que o projeto arquitetônico é, com efeito, um equacionamento simultâneo de fatores intervenientes construídos a partir da análise do tema do ponto de vista funcional e da formulação de conceitos no sentido da construção de uma expressão formal como arte utilitária. Projetar a obra arquitetônica pressupõe o cumprimento de protocolos, que são discriminados e ensinados a cada capítulo.
O aluno é levado a pensar a obra arquitetônica como resultado de um conceito físico (síntese) ou expressão formal, mas que atenda as necessidades particulares e imediatas de um indivíduo e/ou grupo, bem como, os aspectos técnico-funcionais (quantitativos) como os estético-formais (qualitativos).
Além da teoria, exercícios são oferecidos para a prática do que é ensinado.
Número de páginas | 77 |
Edição | 1 (2021) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.