O letramento científico assume um papel central na educação contemporânea, capacitando os indivíduos a compreenderem o mundo ao seu redor e a se posicionarem criticamente frente aos desafios da sociedade atual.
Esta obra intitulada LETRAMENTO CIENTÍFICO, ENSINO E TRANSGRESSÃO NA PESQUISA E NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS CONTEMPORÂNEOS apresenta vinte e dois capítulos, resultantes de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento humano e em muitos, se não todos, explora como o ensino voltado para o letramento científico pode ser considerado um ato de transgressão, ao desafiar normas estabelecidas e promover uma educação crítica, reflexiva e transformadora.
Assim, o letramento científico, quando abordado de maneira crítica e transgressora, tem o potencial de transformar a educação contemporânea. Ele não apenas equipa os estudantes com o conhecimento necessário para compreender o mundo, mas também os capacita a agir sobre ele de forma crítica e ética. Ao romper com práticas tradicionais de ensino e adotar uma pedagogia de investigação, o letramento científico torna-se um ato de transgressão, promovendo uma educação emancipatória e comprometida com a formação de cidadãos conscientes, reflexivos e engajados.
Acreditamos que esta obra caminhe nessa direção, na emancipação e na promoção de pensamentos críticos e inivadores.
José Flávio da Paz
Lidiane Silva dos Santos
Lucicleia Lima de Souza
Maria Isabel Alonso Alves
Organizador & Organizadoras
ISBN | 9786554802345 |
Número de páginas | 381 |
Edição | 1 (2024) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
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