As origens do sentimento religioso

Por Maurice Halbwachs

Sociologia Da Religião, História E Filosofia, Filosofia / Religião, Antropologia, Religião, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 96 vezes desde 13/07/2024

"As origens do pensamento religioso", do sociólogo francês Maurice Halbwachs, tem como objetivo sintetizar e difundir o pensamento de Émile Durkheim sobre religião. A intenção de Halbwachs com esta obra é possibilitar uma primeira aproximação ao clássico "As formas elementares da vida religiosa", um texto fundamental da sociologia francesa que trata das relações entre sociedade e religião.

Em "As origens do pensamento religioso", Halbwachs procura apresentar, de forma resumida e didática, toda a complexidade do pensamento de Durkheim, demonstrando o que é a religião, as diferenças entre o sagrado e o profano, e as origens da ideia de Deus, sempre baseando-se em estudos sobre o totemismo na Austrália.

Além disso, "As origens do pensamento religioso" apresenta as próprias conclusões de Halbwachs sobre a relação entre religião e sociedade, argumentando que as ideias de Durkheim, longe de se limitarem à compreensão das religiões de povos tradicionais, podem contribuir para a compreensão de diferentes e complexos fenômenos religiosos da contemporaneidade.