Estatuto da Igualdade Racial:

A educação quilombola como instrumento de resistência de suas comunidades e culturas no estado de Minas Gerais

Por François Silva Ramos, Claudéte Inês Kronbauer e Reginaldo Antonio Carvalho de Souza

Código do livro: 365319

Categorias

Estudo Das Minorias, Discriminação & Relações De Raça, África, Geografia E Historia, Direito, Ciências Humanas E Sociais

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Sinopse

O movimento negro é composto por um conjunto de iniciativas sociais que lutam pela igualdade racial e contra o racismo. O denominador comum a todos que o integram é a reivindicação da igualdade racial.

O trabalho que o leitor tem em mãos foi desenvolvido com o objetivo promover análise acerca das diretrizes introduzidas na educação de Minas Gerais para as escolas quilombolas à luz dos direitos humanos e da tutela constitucional conferida à diversidade cultural.

Justifica-se a relevância do estudo em uma realidade impregnada de um forte preconceito contra os negros, o que já foi confirmado pela Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Racismo, Discriminação, Xenofobia e Intolerância.

O medo do preconceito já levou muitos integrantes das comunidades quilombolas a esconder ou até mesmo renegar sua origem, cultura e tradições.

A diversidade cultural diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas e deve-se procurar integrá-las em um contexto democrático de respeito ao ser humano para o que a escola é imprescindível.

A questão problema desta iniciativa foi: Qual a possível contribuição da educação quilombola para o respeito à diversidade e a efetivação dos princípios do Estatuto da Igualdade Racial em Minas Gerais?

O delineamento metodológico usado para desvelar essa realidade incluiu as pesquisas bibliográfica e telematizada.

Características

ISBN 978-65-001-7618-6
Número de páginas 133
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Ahuesado 80g
Idioma Português

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Fale com o autor

François Silva Ramos, Claudéte Inês Kronbauer e Reginaldo Antonio Carvalho de Souza

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Kennedy (2019). Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (2016). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas da Emill Brunner World University (EBWU -2020) e Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos (2020). Especialista em Educação Ambiental (FAZU-2000), Direito Educacional (CEUCLAR-2007), Direito do Trabalho (UNIP-2011), Direito Administrativo (FACEL - 2017), Direito Empresarial (FACEL - 2017), Direito Penal e Processual Penal (Faculdade Futura - 2018), Filosofia e Sociologia (Faculdade Futura - 2018), Etnologia Indígena (Faculdade Dom Alberto, 2020) e Educação em Direitos Humanos, diversidade e questões étnico-sociais ou raciais (Faculdade Dom Alberto, 2021). MBA em Controladoria e Finanças (Faculdade Futura - 2019). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (1999) e Direito (2006), ambas pela Universidade de Uberaba, Formação Pedagógica em Pedagogia (Faculdade Ideal - 2017) e Licenciatura em História (Faculdade Unyleya – 2021). Professor na Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC/UNIPAC-Uberaba), onde leciona para os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Logística e Gestão Comercial. Acadêmico Imortal titular da cadeira 90 da Confederação de Ciências Letras e Artes do Brasil CONCLAB.

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