A escola indígena no Estado do Pará e o Plano Municipal de Educação de Santarém:

ensino de qualidade e a valorização de saberes, práticas, cultura e história dos povos nativos.

Por François Silva Ramos; Edair C. da Rocha; Marcos P. M. Araújo; Hilda K. S. Lobato; Diego T. S. Ribeiro; Claudéte I. Kronbauer.

Código do livro: 392429

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Etinologia, Estudo Das Minorias, Educação, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais

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Sinopse

Este livro foi desenvolvido por um dos grupos de estudo (Diversidade e Inclusão) do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC/Unipac de Uberaba) e apresenta uma análise acerca da realidade experimentada na educação escolar indígena no estado do Pará.

Com um grupo composto por profissionais da educação do Pará, do Amazonas e de Minas Gerais o estudo se concentrou em uma reflexão acerca dos desafios atuais para a efetividade do direito fundamental à educação dos povos indígenas no Brasil.

O universo de análise selecionado pelo grupo de trabalho para abordar esse direito como primado de uma educação intercultural em que as comunidades indígenas possam ter suas necessidades e interesses satisfeitos, foi o Estado do Pará.

O objetivo central foi desvelar se a política estadual de educação contempla as diretrizes asseguradas pela Constituição Cidadã, promulgada em 1988, em relação ao reconhecimento dos direitos culturais dos povos indígenas. Afinal, se a legislação sustenta o direito à diferença, exige-se uma educação que permita aos indígenas vivenciarem na escola a sua própria cultura, sem terem que abdicar de sua língua, crenças e padrões culturais.

Com um delineamento metodológico incluiu a pesquisa telematizada, o estudo abordou também a compatibilidade do Plano Municipal de Educação de Santarém com os princípios do ensino indígena e apresentou a experiência da Escola Indígena Borari (Escola Municipal Professor Antônio de Sousa Pedroso), situada na comunidade de Alter do Chão.

Trata-se de um trabalho de viés qualitativo, a partir de um método analítico-interpretativo, que agrega ainda uma análise da legislação vigente. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se um amplo levantamento bibliográfico, seguido de uma consulta de publicações e dados teóricos referentes ao tema.

Características

ISBN 9786500271614
Número de páginas 136
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Ahuesado 80g
Idioma Português

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Fale com o autor

François Silva Ramos; Edair C. da Rocha; Marcos P. M. Araújo; Hilda K. S. Lobato; Diego T. S. Ribeiro; Claudéte I. Kronbauer.

Especialista em Teologia e História das Religiões pela Faculdade de Minas (2024), ele é Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (2016). Desenvolveu e concluiu seu Pós-doutorado em Psicologia na Universidad Kennedy (2019). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Acadêmico Imortal titular da cadeira 90 da Confederação de Ciências Letras e Artes do Brasil (CONCLAB), recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas da Emill Brunner World University (EBWU - 2020) e de Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos (2020). Foi professor da UniFacthus/Uberaba (2007-2018) e desde 2017 integra o corpo docente da Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC/UNIPAC-Uberaba), onde já lecionou para os cursos de Pedagogia, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Logística e Gestão Comercial. Na área de educação conta com especialização em Educação Ambiental (FAZU - 2000), Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais (Faculdade Dom Alberto - 2021), Psicologia da Educação (Faculdade Focus – 2023), A Psicologia e o Adolescente em Conflito com a Lei (Facuminas - 2022). No segmento de ciências humanas tem pós graduação lato senso em Filosofia e Sociologia (Faculdade Futura – 2018), História (Faculdade Focus – 2022) e Etnologia Indígena (Faculdade Dom Alberto - 2020). Nas ciências jurídicas é especializado em Direito Educacional (CEUCLAR - 2007), Direito do Trabalho (UNIP - 2011), Direito Administrativo (FACEL - 2017), Direito Empresarial (FACEL - 2017) e Direito Penal e Processual Penal (Faculdade Futura - 2018), além de ter um MBA em Controladoria e Finanças (Faculdade Futura - 2019). Também possui especializações na área da Comunicação, sendo elas: Comunicação Política (Faculdade Prisma – 2025), Jornalismo Digital (Facuminas - 2023) e Jornalismo Político (Facuminas - 2024) Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (1999) e Direito (2006), ambas pela Universidade de Uberaba; Formação Pedagógica em Pedagogia (Faculdade Ideal - 2017) e Licenciatura em História (Faculdade Unyleya – 2021). Foi colunista da Folha de Uberaba e atualmente é colunista e articulista do Jornal da Manhã (Uberaba), além de editor-chefe do Jornal Correio Católico (Arquidiocese de Uberaba).

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