Descolonizando a educação nacional:

a construção de um novo paradigma com a inclusão da história e da cultura africana e indígena no currículo do Amazonas

Por Claudéte I. Kronbauer, François S. Ramos, Emiliano F. Campos, Marcos O. G. Toledo, Marcos Paulo M. Araújo

Código do livro: 382009

Categorias

Discriminação, Direito Educacional E Legislação, Educação, Direito

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Sinopse

Este livro é um brinde para os leitores, em especial aqueles que navegam com a disposição de encontrar o novo, uma ruptura com velhos paradigmas.

As representações da história permeiam as relações sociais e os processos identitários. Constituem assim instrumentais da criação e da gestão identitária, ao determinar, de forma fundamental, que projetos e perspectivas devem ser vistos como legítimos e validados através de atos de memória.

As lutas pelas memórias no reconstituir de sentidos e de novos espaços sociopolíticos sofrem com estereótipos eurocentristas que distorceram a história dos povos “conquistados”. A educação, infelizmente foi instrumento da disseminação de equívocos que continuam a fomentar a exclusão.

O estado do Amazonas e a política de educação étnico-racial, que inclui no currículo oficial a história e a cultura dos povos africanos, afrodescendentes e indígenas, mostra clara disposição de mudança. Esta obra propõe uma reflexão acerca da necessária (Re)significação da História do Brasil.

Características

ISBN 978-65-002-2673-7
Número de páginas 140
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Ahuesado 80g
Idioma Português

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Claudéte I. Kronbauer, François S. Ramos, Emiliano F. Campos, Marcos O. G. Toledo, Marcos Paulo M. Araújo

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Kennedy (2019). Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (2016). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas da Emill Brunner World University (EBWU -2020) e Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos (2020). Especialista em Educação Ambiental (FAZU-2000), Direito Educacional (CEUCLAR-2007), Direito do Trabalho (UNIP-2011), Direito Administrativo (FACEL - 2017), Direito Empresarial (FACEL - 2017), Direito Penal e Processual Penal (Faculdade Futura - 2018), Filosofia e Sociologia (Faculdade Futura - 2018), Etnologia Indígena (Faculdade Dom Alberto, 2020) e Educação em Direitos Humanos, diversidade e questões étnico-sociais ou raciais (Faculdade Dom Alberto, 2021). MBA em Controladoria e Finanças (Faculdade Futura - 2019). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (1999) e Direito (2006), ambas pela Universidade de Uberaba, Formação Pedagógica em Pedagogia (Faculdade Ideal - 2017) e Licenciatura em História (Faculdade Unyleya – 2021). Professor na Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC/UNIPAC-Uberaba), onde leciona para os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Logística e Gestão Comercial. Acadêmico Imortal titular da cadeira 90 da Confederação de Ciências Letras e Artes do Brasil CONCLAB.

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