Será que sabemos medir, contar e pesar com precisão e exatidão?
As fábricas costumam desenvolver suas Normas Técnicas, em conjunto com um grupo de empresas utilizadoras dos seus produtos/mercadorias/matérias primas/insumos, para a formalização das suas características, em caráter nacional, junto à ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e assim se identificam produtos/mercadorias/matérias primas/insumos através de um código numérico nacional, consolidando-os como um bem “normalizado e padronizado”, passível de ser comprado e consumido, com suas características garantidas, nos termos das normas, e universalmente difundidas.
Seguem algumas das instituições normalizadoras e padronizadoras:
1. ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas;
2. ASTM – Sociedade Americana de Testes e Materiais;
3. DIN – Normas Industriais Alemãs;
4. JIS – Normas Industriais Japonesas;
5. ISO – Organização Internacional de Normalização e
6. AFNOR – Associação Francesa de Normalização.
E muitas outras; da Ásia, da América Latina, da Oceania, do Oriente, do Leste Europeu e praticamente das regiões econômicas ou dos blocos que compõem os mercados regionais da globalização.
No Brasil, o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial para apoiar a padronização industrial, efetua testes e ensaios – Destrutivos e Não–destrutivos - em amostras de produtos/mercadorias/matérias primas/insumos enviados pelos fabricantes – com vistas à padronização dos procedimentos de testes e ensaios e aperfeiçoamento dos bens materiais - ou pelo Sistema de Proteção do Consumidor – com vistas a conferir suporte científico aos consumidores, à escolha de bens materiais mais adequadamente elaborados (produzidos), seguros, econômicos e com firme padrão de qualidade geral.
O INMETRO na padronização dos procedimentos de testes e ensaios determina os limites quantitativos e qualitativos das propriedades e das características dos bens materiais, conferindo o potencial de reprodutibilidade científica destes procedimentos fixando os parâmetros de cada etapa dos testes e ensaios, bem como a seqüência tecnicamente correta de realização dos mesmos, desde a retirada das amostras e respectiva preparação física e/ou química até cálculos e registro dos resultados.
O instituto, em confrontação com as Normas Técnicas da ABNT, por exemplo, pode afirmar se o bem material deve ser rejeitado ou aceito, e em quais limites isto se dá, orientando tanto os fabricantes quanto os consumidores sob o “estado de produção” e a “adequabilidade de consumo” respectivamente.
O administrador tem o suporte do INMETRO para protegê-lo contra FRAUDES, que provocam os maiores danos ao patrimônio econômico, industrial ou de serviços, promovidos pelos fabricantes / fornecedores desonestos – alterações de características declaradas em rótulos, bulas ou manuais, alterações de concentrações de substâncias de base, de medidas de volume, peso e metragem, omissão de conteúdos, adulteração de propriedades e etc - as quais oneram a aplicação dos bens materiais nas atividades fabris e empresariais, tais como: perdas excessivas de materiais, quebra de máquinas, interrupção de processos, acidentes, empobrecimento de características de base e etc.
INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS: Site www.inmetro.gov.br
O que é o INMETRO:
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
Objetivando integrar uma estrutura sistêmica articulada, o Sinmetro, o Conmetro e o INMETRO foram criados pela Lei 5.966, de 11 de dezembro de 1973, cabendo a este último substituir o então Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM) e ampliar significativamente o seu raio de atuação a serviço da sociedade brasileira.
No âmbito de sua ampla missão institucional, o INMETRO objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Sua missão é promover a qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia através da metrologia e da qualidade.
Dentre as competências e atribuições do INMETRO destacam-se:
• Executar as políticas nacionais de metrologia e da qualidade;
• Verificar a observância das normas técnicas e legais, no que se refere às unidades de medida, métodos de medição, medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos;
• Manter e conservar os padrões das unidades de medida, assim como implantar e manter a cadeia de rastreabilidade dos padrões das unidades de medida no País, de forma a torná-las harmônicas internamente e compatíveis no plano internacional, visando, em nível primário, à sua aceitação universal e, em nível secundário, à sua utilização como suporte ao setor produtivo, com vistas à qualidade de bens e serviços;
• Fortalecer a participação do País nas atividades internacionais relacionadas com metrologia e qualidade, além de promover o intercâmbio com entidades e organismos estrangeiros e internacionais;
• Prestar suporte técnico e administrativo ao Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Conmetro, bem assim aos seus comitês de assessoramento, atuando como sua Secretaria-Executiva;
• Fomentar a utilização da técnica de gestão da qualidade nas empresas brasileiras;
• Planejar e executar as atividades de credenciamento de laboratórios de calibração e de ensaios, de provedores de ensaios de proficiência, de organismos de certificação, de inspeção, de treinamento e de outros, necessários ao desenvolvimento da infra-estrutura de serviços tecnológicos no País; e
• Coordenar, no âmbito do Sinmetro, a certificação compulsória e voluntária de produtos, de processos, de serviços e a certificação voluntária de pessoal.
Metrologia Científica e Industrial:
A Metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia.
Nesse sentido a Metrologia Científica e Industrial é uma ferramenta fundamental no crescimento e inovação tecnológica, promovendo a competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial em todo e qualquer país.
Qualidade:
Qualidade, aqui entendida como o atendimento a requisitos especificados em Normas e Regulamentos Técnicos especialmente no que diz respeito aos aspectos de saúde, segurança e meio-ambiente, é o produto final de todo o trabalho desenvolvido pelo INMETRO.
Nosso objetivo é manter e aperfeiçoar um sistema de avaliação da conformidade reconhecido internacionalmente e adequado às necessidades da sociedade brasileira, que proporcione impacto positivo na economia nacional, promova a competição justa e proteja o consumidor.
Para tanto, buscamos disponibilizar no mercado maior quantidade de produtos, processos e serviços em conformidade com as Normas e os Regulamentos Técnicos, através da descentralização e da diversificação da sistemática de Avaliação da Conformidade.
Metrologia Legal:
A Metrologia Legal tem como objetivo principal proteger o consumidor tratando das unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias.
Com a supervisão do Governo, o controle metrológico estabelece adequada transparência e confiança com base em ensaios imparciais. A exatidão dos instrumentos de medição garante a credibilidade nos campos econômico, saúde, segurança e meio ambiente.
No Brasil as atividades da Metrologia Legal são uma atribuição do Inmetro, que também colabora para a uniformidade da sua aplicação no mundo, pela sua ativa participação no Mercosul e na OIML - Organização Internacional de Metrologia Legal.
Motivado pela grande extensão territorial, o Inmetro optou por um modelo descentralizado, delegando a execução do controle metrológico a Órgão Metrológicos Estaduais - conhecidos por Ipem, Instituto de Pesos e Medidas que fazem parte da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – INMETRO
A Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade:
É o braço executivo da Diretoria de Metrologia Legal em todo o território brasileiro, executando as verificações e inspeções relativas aos instrumentos de medição e as medidas materializadas regulamentados, e o controle da exatidão das indicações quantitativas dos produtos pré-medidos, de acordo com a legislação em vigor.
A Rede é composta por 26 órgãos metrológicos regionais, sendo 20 órgãos da estrutura dos governos estaduais, 2 órgãos municipais, e os 4 restantes administrados pelo próprio INMETRO. Esta estrutura vem garantindo a execução das atividades em todos os pontos do território nacional, com sedes em 26 estados da federação, agências em 65 cidades do interior e 23 postos de verificação de veículos-tanque localizados em pólos de distribuição de combustíveis automotivos.
Aprenda aqui a desenvolver o seu Sistema de Pesos e Medidas e aplicá-lo cientificamente em tudo da sua vida e do seu emprego. Adotamos a "linguagem esquemática" muito empregada na engenharia para esboço de ações, tarefas, atividades e processos - facilitando o entendimento das pessoas e dos empregados.
Afinal na engenharia em nada se pode errar, principalmente na hora de se passar as instruções. Caso contrário teremos acidentes, ferimentos e mortes. As apresentações dos textos estão em PPS para PDF. Bons estudos a todos...
Número de páginas | 54 |
Edição | 1 (2013) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.