Uma das características mais importantes da cena cultural da humanidade, desde seus primórdios, é o culto ao sagrado. As diversas civilizações conhecidas criaram sistemas próprios de compreensão da natureza, explicando a criação do mundo, do homem, os fenômenos naturais e a morte. Os homens também buscavam (e continuam buscando) formas específicas de encontrar as respostas para seus anseios emocionais e materiais mais profundos, utilizando sua crença religiosa como forma de autoafirmação no grupo social, tentando alcançar a felicidade, o bem-estar e a identidade individual. Dessa forma, o pluralismo religioso tornou-se uma das principais formas para entender as diferentes formas de compreensão do mundo.
A obra traz uma discussão sobre a relação entre educação e religiões ao longo dos anos, incluindo as transformações trazidas pelo PCNER e pela BNCC. Além disso, traz uma série de materiais como propostas para o trabalho com religiões em sala de aula, que são pensados como um ponto de partida para as discussões sobre os direitos humanos, sobre a diversidade de culturas e a pluralidade religiosa do universo dos educandos.
A obra é parte do projeto Roteiros do Sagrado, contemplada pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura (Lei Federal 14.017/2020) no município de Hortolândia, no estado de São Paulo. Ela também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia.
ISBN | 9786500291155 |
Número de páginas | 251 |
Edição | 1 (2021) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Ahuesado 80g |
Idioma | Português |
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