Política Pública Linguística versus Educação Inclusiva:

desvelando processos de exclusão de Surdos

Por Katia Regina Conrad Lourenço

Código do livro: 218570

Categorias

Ciência Política, Ciências Humanas E Sociais, Educação, Deficientes, Política Cultural, Serviços Humanos

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 3283 vezes desde 29/10/2016
Versão
impressa
Indisponível
Valor total:
€ 9,46
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

A história da educação inclusiva apresenta grandes mudanças e transformações no decorrer da histórica desta nação. Desde o século XIX essa proposta, conjuntamente com suas legislações, diretrizes etc, vem sendo organizada, adaptada e aplicada à educação brasileira. No entanto, alguns acontecimentos, sobretudo a partir de 2011, trouxeram suspeitas em relação a um possível sujeito oprimido nesse processo. No início do ano supramencionado o Ministério da Educação – MEC exigiu o fechamento das escolas bilíngues para Surdos alegando segregação social dos mesmos. A partir daí, lutas, protestos e manifestações políticas aconteceram e se intensificaram por várias regiões do Brasil durante todo o decorrer deste ano; acirrando o confronto entre uma política educacional linguística – Bilinguismo: pela qual a Libras é a língua materna e Língua Portuguesa, segunda língua – e uma política educacional inclusiva – pela qual os Surdos, não aceitos como sujeitos de uma individualidade cultural, devem estudar em escolas e classes regulares. Todo esse empate emana uma inquietação epistemológica e a necessidade de uma investigação. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi desvelar na prática como vêm acontecendo essa “educação inclusiva”; devido o teor de importância do tema e necessidade de maior aprofundamento teórico, também se propôs: a) Apresentar a trajetória histórica, os momentos-chave em prol da educação do Surdo; b) Traçar os avanços legais e políticos da inclusão com foco nos alunos com surdez; c) Analisar a educação inclusiva na prática com alunos Surdos; d) Verificar o que demais pesquisas/ literaturas tem a contribuir com esse tema. Acredita-se que esta pesquisa contribui para o debate e reflexão sobre a real inclusão social dos Surdos; pois como defende Boaventura de Souza Santos, é preciso lutar pela igualdade sempre que a diferença nos inferioriza, mas é preciso lutar pela diferença, sempre que a igualdade nos descaracteriza.

É com muito carinho ao Povo Surdo e a sua luta que eu lhes ofereço a obra: POLÍTICA PÚBLICA LINGUÍSTICA versus EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desvelando processos de exclusão de Surdos.

Com Prefácio especial da Dra. KARIN STROBEL.

Características

ISBN 978-85-919754-0-2
Número de páginas 146
Edição 1 (2016)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Katia Regina Conrad Lourenço

Doutora em Educação: Currículo, com bolsa CNPq, defendeu, pela primeira vez na história da PUC-SP, uma tese em língua de sinais: “Currículo Surdo: Libras na escola e desenvolvimento da Cultura Surda”. Mestre no mesmo programa, com bolsa CAPES, ênfase em Políticas Públicas e Reformas Curriculares na educação de Surdos. Pedagoga, com especialização em Educação Especial; aprovada no Exame Nacional de Certificação na Proficiência da Língua Brasileira de Sinais – Prolibras oferecido pelo MEC e UFSC em 2009. Atua como professora desde 2003, mas a partir de 2005 mergulha no universo Surdo e desde então trabalha com essa especialidade do ensino, tradução e interpretação da Libras.

Idealizadora e fundadora da Want, empresa de treinamentos e assessoria em comunicação e acessibilidade, primeira empresa joinvilense especializada em inclusão social e acessibilidade em Libras para Surdos: @WANT.BR :)) Atualmente a professora Katia desenvolve diversos trabalhos de tradução e interpretação na TV Cultura, para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e UNIVESP. Também atua como Guia-Intérprete em contextos diversos; coorientadora e pesquisadora no GEP-Cultura, Grupo de Estudos e Pesquisa em Modos de Vida e Culturas Amazônicas do Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rodônia – UNIR; e Docente nos cursos de graduação e Pós-Graduação da Uníntese.

Want | Libras: www.wantbr.com

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários