Não teremos aqui a pretensão de elucidar e nem tampouco querer explicar Nietzsche, uma vez que, pensamos que, o mesmo, por tão complexo e hermético que é, não pode ser traduzido. Pensamos mais: que todo aquele que tem a pretensão de querer traduzir Nietzsche corre também o risco de traí-lo.
Objetiva-se aqui, sendo assim, apenas fomentar o diálogo e a problematização acerca de questões que, a nosso entender, têm sido mal colocadas e/ou desvirtuadas por parte de alguns pensadores pós-modernos a respeito dos principais axiomas de Nietzsche.
Nietzsche, embora não saibam muitos, por exemplo, critica a moral judaico-cristã, e também os auspícios da ciência no que se refere à busca desta pela verdade, todavia sua crítica em nenhum momento o coloca na condição daquele que faz apologia às imoralidades, às libertinagens e/ou a criação de novos dogmas para serem postos também como ditas novas verdades.
Nas unidades I e II, à luz das fundamentações sociológicas de Durkheim, Max Weber e outros, pautando-se também nas visões críticas de Nietzsche sobre os trágicos processos de castração de subjetividades transcendentes, iniciados na era moderna, ao erigir-se esta em contraposição à moral de tradição judaico-cristã, colocando-se, todavia, em seu lugar, tragicamente, também os agora novos dogmas das ciências, discorreremos sobre as proposições relativas às ditas necessárias, por Nietzsche, existência das “três transmutações do espírito”, numa espécie de caminho redentor contra os dogmas tanto de essência judaico-cristã quanto científicos.
Na unidade III, apresentaremos alguns dos principais axiomas de Nietzsche, confrontando-os e alocando-os às novas exigências de inteligibilidade, lógica e/ou coerência contemporânea.
Na unidade IV, que é a do epílogo, apresentaremos uma seleção minuciosa dos principais axiomas Nietzsche.
O autor
ISBN | 978-1479338696 |
Número de páginas | 160 |
Edição | 1 (2012) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
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