PEDAGOGIA INTEGRAL COMPLEXA

AUTOGESTÃO E COLETIVISMO NA ESCOLA COM OU SEM PANDEMIAS

Por ADILENE GONÇALVES QUARESMA

Código do livro: 339918

Categorias

Ciências Humanas E Sociais, Educação

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 694 vezes desde 21/09/2020
Versão
ebook
€ 4,23
Leia em Pensática
Valor total:
€ 4,23
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

O livro apresenta o conceito Pedagogia Integral Complexa e propõe uma síntese pedagógica a partir da discussão do Pensamento Complexo sobre a formação do novo ser humano para o contexto atual do mundo no qual vivemos.

A partir de estudos, pesquisas e experiências da autora traz, com base em correntes pedagógicas diversas, a possibilidade de construção de uma pedagogia que desenvolva todas as dimensões do ser humano, respeite o direito constitucional por uma escola laica, que promova a formação ampla de todos e prepare para o mundo da vida e do trabalho.

O público alvo são as (os) pedagogas (os) que já trabalham nas escolas e os que estão em formação. O livro contém quatro capítulos, são eles: A Pedagogia Integral Complexa, no qual apresento os princípios e fundamentos pedagógicos da Pedagogia Integral Complexa que orientará a discussão nos demais capítulos; Formação Continuada dos Docentes na perspectiva da Pedagogia Integral Complexa, que apresenta algumas estratégias de formação docente desenvolvidas pela autora durante o período que trabalhou como pedagoga na Educação Básica; Autogestão e participação dos estudantes na escola que apresenta estratégias para melhorar a participação dos estudantes na escola com base no princípios da autogestão e do coletivismo e Como envolver os pais e criar laços de confiança entre escola e comunidade que discute estratégias para envolver os pais na organização do trabalho pedagógico da escola.

Características

ISBN 978-65-000-4842-1
Número de páginas 82
Edição 1 (2020)
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

ADILENE GONÇALVES QUARESMA

Tenho graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG (1994), especialização Lato Sensu em Gestão Teórica e Prática pela Newton Paiva (1999), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2004), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1994) e Pós-doutorado em Organizações, Inovação e Espaços de Aprendizagem pelo Centro de Investigação sobre o

Espaço e as Organizações - CIEO da Universidade do Algarve - Portugal (2018) .Tenho experiência na área de Educação Pública e Privada como docente e pedagoga na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos; como docente do Ensino Superior (graduação em Pedagogia e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu)e em assessoria pedagógica de escolas públicas e privadas para a construção do Projeto Político-Pedagógico e desenvolvimento de projetos interdisciplinares de Educação Ambiental. As minhas pesquisas e artigos publicados discutem, principalmente:Interdisciplinaridade na Educação Básica e Superior, Interprofissionalidade, Pensamento Complexo e Educação, Mestrado Profissional,Desenvolvimento Local, Pedagogia, Trabalho e Formação Docente, Gestão Social,Formação Humana Integral, Ontologia do Trabalho, Trabalho e Educação, Alfabetização e Letramento, Gestão Escolar, Trabalho do Pedagogo, Inclusão, Inovação Educacional, Currículo e Educação de Jovens e Adultos.

AdileneGonçalvesQuaresmalivros: adilenegquaresmalivros

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários