Este trabalho busca analisar a manifestação de professores de Educação Física do Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos) sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, identificando os fatores impeditivos ou facilitadores para a sua utilização nas escolas da rede pública estadual.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante, na qual as informações foram recolhidas por meio das manifestações de doze professores selecionados para participarem de um mini - curso sobre os PCNs, ministrado pelo pesquisador e pelo orientador desta pesquisa.
É objetivo deste estudo mostrar as relações entre a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais apresentada nos documentos oficiais e o desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar, representado pelas dimensões administrativa, pedagógica e profissional.
Os resultados obtidos levam a constatação de que a proposta dos PCNs como política pública para a Educação Física Fundamental faz parte das atividades escolares, embora seja dificultada por fatores administrativos, pedagógicos e profissionais que impedem o seu uso completo.
Como conclusão, os pesquisadores sugerem que nos processos de implantação de projetos de políticas públicas para a educação seja observado o perfil dos professores, considerando as características histórico-pedagógicas de sua formação e, também, que haja capacitação deles para uma melhor compreensão dos projetos e para uma possível adesão a eles em bases mais realistas e críticas.
ISBN | 978-85-913740-0-7 |
Número de páginas | 221 |
Edição | 1 (2011) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.