Os Segredos do Planejamento Empresarial

Garantia de Resultados, Crescimento e Perpetuidade

Por Marco Antônio Gama

Código do livro: 371126

Categorias

Orçamento, Empreendedorismo, Desenvolvimento, Educação, Economia, Administração

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 760 vezes desde 30/04/2021
Versão
impressa
Indisponível
Valor total:
€ 24,49
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

Uma coisa é certa: sucesso sem Planejamento é fruto do acaso, como exceção, e não será perene.

Qualquer empresa que pretenda crescer, ganhar mercado, ser líder em algum segmento ou estar entre os líderes, diversificar, maximizar resultados econômicos e financeiros, agregar valor, alcançar níveis elevados de produtividade, ter eficácia e eficiência em seus processos, distribuir dividendos ou lucros crescentes mantendo sua saúde financeira, dispor de profissionais talentosos, de alta performance e competência, e sempre se renovar e se atualizar, somente terá êxito se puder contar com Planejamentos de qualidade para o curto, médio e longo Prazo.

Esse livro é uma abrangente realidade sobre o planejamento, explicitando o que funciona e o que não funciona, o que é preciso levar em consideração e o que pode ou o que deve ser abandonado. Demonstra como o Planejamento Empresarial é um instrumento essencial para o sucesso empresarial, permitindo a identificação e a mensuração dos riscos e mostrando quando faz sentido corrê-los. Alerta para o grande perigo que representam os modismos e sobre a incompreensão da organização quanto à importância desse fundamento empresarial.

Não é incomum encontrar profissionais que entendem o planejamento como, exclusivamente, o orçamento. Desde já, é preciso esclarecer que o orçamento é apenas uma das partes do planejamento ou, melhor ainda, o orçamento é tão somente a expressão monetária da estratégia da organização, quanto custa essa estratégia e qual resultado esperar, caso tudo ocorra próximo ao que foi previsto. Mas, ambos, a estratégia da organização e o orçamento, são apenas partes do Processo de Planejamento.

Finalmente, planejamento não é adivinhação, não demanda uma bola de cristal e nem se trata de acertar um alvo. Planejamento é estratégia, é antecipar o que virá, é estar preparado para enfrentar os desafios. Caso seja um planejamento completo e bem elaborado, ele mostrará a direção correta a seguir, por onde ir, quando ir e como se chega até lá, ou, ainda, ao contrário, demonstrará claramente que não vale a pena ir naquela direção, evitando-se a concretização de um insucesso.

Empresas vencedoras não são aquelas que nunca erram. Isso não existe, pois todo negócio lucrativo implica riscos e, se a empresa nunca está errando, é porque não está realizando tudo o que poderia ou deveria fazer. Empresas vencedoras são aquelas que acertam muito mais do que erram. Nesse sentido, somente será possível acertar mais do que errar, dispondo de Planejamentos de qualidade.

Características

ISBN 978-65-002-0499-5
Número de páginas 542
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Fale com o autor

Marco Antônio Gama

Formado em Engenharia Civil com ênfase em Engenharia de Transportes - medalha de prata da turma de 1993 da Escola de Engenharia Kennedy -, especializou-se em Estruturas de Aço e Concreto na Universidade Federal de Minas Gerais. Concluiu mestrado executivo Lato Senso em Finanças no IBMEC, e em Gestão Financeira e Controladoria na Fundação Getúlio Vargas, aprofundando seu conhecimento em Planejamento Estratégico e Implementação na University of Michigan Business School. Sólida formação pela Symnetics e larga experiência em implementação de Gestão Estratégica com Balanced Scorecard. Em Produtividade, graduado como Six Sigma – Black Belt, pela GE Brasil Corporate. Certificado em Gestão Avançada APG pela Amana-Key.

Marco Antônio Gama trabalhou, desde 1978, em Planejamento Orçamentário. Nos últimos trinta anos, dedicou-se ao Planejamento Empresarial – Estratégico, Tático, Operacional e Orçamentário - de empresas de grande porte no setor de Construção Pesada no Brasil, na América Latina, no Caribe, na África, em Portugal e nos Estados Unidos, e no setor de Concessões Rodoviárias, Metroviárias e Aeroportuárias no Brasil, desenvolvendo, implementando e capacitando centenas de profissionais em Planejamento Empresarial, Análise e Projeção Macroeconômica e administrando o Planejamento Corporativo Estratégico das empresas nas quais trabalhou.

Fundador da Dephato Macroplanejamento - Desenvolvimento Empresarial – Promoção Humana Aliada à Transformação Organizacional. Empresa de consultoria especializada em Planejamento Empresarial –Estratégico, Tático, Operacional e Orçamentário -, em Macroeconomia – Análise e Projeções -, e em Treinamento e Capacitação de profissionais.

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários