Os jogos de guerra sobre tabuleiro são uma das formas mais comuns, ao longo da história, para a simulação de conflitos amparada em modelos matemáticos. Têm como base um mapa, topográfico ou a partir de uma foto de satélite, onde é aplicada uma grade hexagonal (numerada), ou com outra forma geométrica, a fim de regular o posicionamento e o movimento das peças (forças). As peças, como as do xadrez, são identificadas por símbolos, cores e números que registram suas qualidades e quantidades históricas. Duas tabelas são básicas, a dos efeitos da geografia (terreno) - associados às condições climáticas - sobre os movimentos e a dos resultados prováveis (de acordo com as relatividades de poderes opostos) dos combates sobre as capacidades das peças envolvidas. A sequência de cada jogo é dividida em um número determinado de turnos, ou outro nome, que variam de acordo com a escala de tempo, podendo representar desde minutos até anos.
Número de páginas | 60 |
Edição | 1 (2016) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.