O PLANEJAMENTO DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

Educação Infantil em uma escola do município de Tauá/CE

Por Francisco Samuel Laurindo de Lima

Código do livro: 610061

Categorias

Educação, Ciências Humanas E Sociais

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 256 vezes desde 01/11/2023
Versão
impressa
€ 9,37
Valor total:
€ 9,37
* Não inclui IVA.
Valor total:
€ 9,37
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

A Educação Infantil é a Primeira Etapa da Educação Básica que trabalha com o Planejamento dos Campos de Experiência. Nesse sentido, esta pesquisa tematiza o Planejamento dos Campos de Experiência na Educação Infantil em uma escola pública de tempo parcial do município de Tauá-CE. Assim, ajudará a compreender a importância do planejamento, que é uma ação pedagógica fundamental para realização das vivências internas e extraescolares. E, quando se volta para o âmbito externo à instituição, se faz necessário buscar como orientação a Pedagogia Reggio Emilia de Loris Malaguzzi (1920-1994), principalmente, pelo seu método educativo Projeto em Comunidade. A pergunta central dessa investigação é: como acontecem os Planejamentos e realizações dos Campos de Experiência relacionados aos ambientes externos a uma escola pública de tempo parcial de Educação Infantil no município de Tauá-CE? Desse modo, a presente monografia que tem como objeto de estudo o Plano de Aprendizagens/Atividades Docentes na Educação Infantil, objetiva no sentido geral apresentar a importância do Planejamento dos Campos de Experiência na Educação Infantil em uma instituição pública, de tempo parcial, na cidade de Tauá - CE, e as vivências das crianças em espaços externos. E, especificamente, o contexto sobre o Planejamento dos Campos de Experiência, além de enfatizar a importância de efetivar aprendizagens nos ambientes externos à escola, segundo a visão das entrevistadas e na Pedagogia “Reggiana”. Esta pesquisa tem base em vários teóricos, tais como: Malaguzzi (1997; 1978), Vygotsky (1996; 1999), Houyllos

(2020), Bncc (2017), Vecchi (1998; 2004), Finco (2015), Vasconcelos (2000; 2012), Luckesi (2005), Pereira (2020), Saviani (2013). A metodologia foi assentada na abordagem qualitativa, conforme Matias Pereira (2012), através do estudo de caso/via exploratória relacionado ao Planejamento e a realização dos Campos de Experiência da escola investigada (2022-2023). Realizamos entrevistas abertas voltadas para três professoras e uma coordenadora pedagógica. Alguns resultados apontam para o que é o Planejamento e de como acontecem os Campos de Experiência em ambientes externos à escola. Foi notado que o ato de planejar as atividades da Educação Infantil colabora para possibilitar uma melhor práxis docente. Portanto, as ações pedagógicas com as crianças ajudam a garantir a vivência educativa.

Características

Número de páginas 114
Edição 1 (2023)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários