O Camareiro da Rainha

Estudos de Teoria e História da Cultura

Por Jorge Barcellos

Código do livro: 393551

Categorias

Trabalho Social, Costumos E Tradição, Antropologia, Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais, Artes e Entretenimento

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 867 vezes desde 28/08/2021
Versão
impressa
Indisponível
Valor total:
€ 27,62
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

O Camareiro da Rainha: Estudos de Teoria e História da Cultura reúne estudos de mais de 30 anos do autor que viu o momento atual como ideal para publicá-los: para Barcellos, a atualidade da obra está no fato de que hoje vemos um processo galopante de destruição das políticas e bens culturais, como se falar de cultura não exigisse nenhum estudo anterior.

Oferecendo uma visão geral de temas de teoria e história da cultura que ajudam o leitor a compreender a importância do tema e sua implicação com o Brasil, o livro é organizado em três partes principais. A primeira mostra como na análise da cultura se combinam diversos campos interdisciplinares da história cultural, explorando perspectivas que vão de interpretações tradicionais, marxistas e pós-modernas no âmbito das artes e da cultura; a segunda faz um apanhado histórico da produção cultural a partir de uma linha de tempo proposta pelo autor que tem no Renascimento o seu auge e a terceira mostra a evolução da cultura brasileira e o nascimento do mais perfeito veículo de comunicação da cultura nacional, a televisão.

A obra mostra a importância de resgatar os conteúdos sociais no interior da produção cultural, revelando que estes produtos, ao longo da história, estão intimamente relacionados às condições sociais de exploração. Para o autor, o distanciamento entre as abordagens estéticas e históricas da cultura esquece que, através da arte, a subjetividade de uma época é construída e revelada. A proposta de Barcellos de união entre estas duas correntes possibilita uma interpretação qualitativa e nova da cultura sem a qual não poderemos observar, como na obra de Velázquez, "As meninas", a presença da “gente comum”, que faz história e sustenta a sociedade. A cultura e a arte, afirma o autor, correspondem a uma demanda subjetiva de expressão de realidades espirituais em um contexto histórico e o problema é que, sob o capital, tudo se torna intercambiável, nos transformando numa "sociedade apalermada" na qual perdemos qualquer consciência do valor da cultura.

Características

ISBN 9786500287820
Número de páginas 500
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Ahuesado 80g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Fale com o autor

Jorge Barcellos

Historiador, Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS. Publicou "Educação e Poder Legislativo" (Aedos Editora, 2014), "O Tribunal de Contas e a Educação Municipal" (Editora Fi, 2017) e "A impossibilidade do real: introdução ao pensamento de Jean Baudrillard" (Editora Homo Plásticus, 2018). Pelo Clube dos Autores publicou "Tempos de Pandemia" e "Saber e Moralidade". É coordenador de Cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal de Porto Alegre onde é responsável pela linha de pesquisa Educação para Democracia. É colaborador dos jornais Sul21, Le Monde Diplomatique Brasil, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo e do Jornal O Estado de Direito.

Blog Bebee: https://www.bebee.com/@jorge-barcellos

Blog Medium Pensamento Contemporaneo : jorgebarcellos.medium.com

Blog Pensamento Contemporaneo Blogspot: http://filosofiafrancesacontemporanea.blogspot.com/?m=1

Pensamento Contemporaneo: https://aviao.lamula.pe/2016/12/18/a-acumulacao-por-espoliacao-por-jorge-barcellos/jorgebarcellos/

Site do Professor Jorge Barcellos: jorgebarcellos.pro.br

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários