MÉTODOS GERAIS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA

Por ADEILSON NOGUEIRA

Código do livro: 314248

Categorias

Ciências Humanas E Sociais, Educação, Geografia E Historia, Antigo, Civilização, Historiografia

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Sinopse

Para vestir o esqueleto dos fatos com carne e sangue, a fim de tornar a história o que realmente é, um registro de seres humanos que não apenas fizeram as coisas, mas também tiveram pensamentos e sentimentos como os nossos, é necessário poder suprir as necessidades pessoais, detalhes que tornam as figuras da história reais, vivas.

As crianças podem adquirir seus próprios conhecimentos, pois sua experiência as ajuda a interpretar. Seus interesses estão no presente, e o passado as atrai na medida em que podem ver nele suas próprias atividades, pensamentos e sentimentos. O grande objetivo do professor, portanto, deve ser ajudar os alunos a traduzir os fatos da história em termos de suas próprias experiências; a menos que isso seja feito, eles realmente não estarão aprendendo nada.

É preciso lembrar que não é uma mera repetição que buscamos, mas uma revisão dos fatos, uma nova visão que provará o poder dos alunos de usar o conhecimento adquirido. Tal revisão visa ver novas relações, conectar novos conhecimentos e antigos, dar frescor e vivacidade a conhecimentos que podem estar um pouco desbotados, lançar uma série de fatos discretos na visão de um pássaro.

Ao se preparar para uma aula de história, o professor deve analisar os incidentes do período a ser estudado, deve ver como certas causas levaram a certos resultados e deve ter certeza dos fatos suficientes para ter pouco recurso ao texto do livro enquanto ensina. Não parece bom jogo esperar que uma classe responda a perguntas que o professor não pode responder sem consultar o texto. Por outro lado, é revigorante ver o interesse despertado em uma classe por um professor que pensa o suficiente na matéria para poder ensiná-la sem referência constante ao livro-texto. Portanto, que o método oral seja aqui novamente a principal dependência do professor.

Existem muitos métodos usados no ensino da história. Uma breve descrição dos principais é fornecida apenas para referência, uma vez que suas melhores características são incorporadas em uma combinação de métodos, que é fortemente recomendada aos professores.

Características

Número de páginas 38
Edição 1 (2020)
Formato A4 (210x297)
Acabamento Brochura
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

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ADEILSON NOGUEIRA

ADEILSON SANTANA NOGUEIRA — Nascido em Estância-SE, em 30/06/1969, filho de Francisco de Carvalho Nogueira (I.M.) e de Maria Aldeiza Santana Nogueira, desde cedo apresentou interesse pela literatura e pela poesia, tanto é assim que, aos 11 já escrevia os primeiros poemas, com premiação em concurso de poesia no Colégio Costa e Silva, em Aracaju, cuja temática era a discriminação racial, também obtendo premiações na cidade de Lagarto, no Colégio Polivalente. Aos 10 anos, recebeu das mãos do Prefeito Heráclito Rollemberg, em Aracaju, o Certificado que lhe concedia o título de secretário mirim da educação. Em 1987 teve poemas publicados em dois livros no Rio de Janeiro: Brasil Literário (Crisalis Editora) e Poesia Brasileira (Shogun Editora e Arte), além de diversos escritos para o Jornal de Campos, Styllo, Primo Notícias, em Tobias Barreto, Folha da Jhô, em Lagarto, e Jornal da Manhã e Jornal da Cidade, em Aracaju. Jornalista, Radialista, Bacharel em Direito, Escritor, Tutor em EAD, Docente do Ensino Superior, com curso de Planejamento e Orçamento Governamentais, Portas Abertas para a inclusão - Educação Física Inclusiva, pela UNICEF e Fundação Barcelona, e Introdução à Avaliação de Impacto para Programas Sociais, possui mais de 1.000 títulos publicados. Em 1987, a convite, fez um programa direcionado à cultura na Rádio Progresso de Lagarto, fato que o estimulou a fazer o curso de radialista na cidade de Itabuna-BA, tendo passado pela Rádio Progresso, Rádio Clube de Itapicuru, Rádio Luandê FM e Rádio Imperatriz (atual Ilha AM). Em 1999, ocupava o cargo de assessor de Comunicação na Prefeitura de Tobias Barreto, onde coordenou o Jornal Cidadania pra valer, de publicação mensal, na gestão do então prefeito Diógenes Almeida, fazendo parte, também, do colegiado das Políticas Educacionais. Professor desde 1988, prestou serviços à educação nos Colégios Monsenhor Basilíscio Raposo, Colégio Nsª Srª Menina, Ranchinho Feliz, Educandário Nsª Srª do Carmo, Colégio Cenecista Arnaldo Dantas, na Barra dos Coqueiros, além do SENAC e do CENAPE – curso pré-vestibular. Sempre que possível, levou oficiais da polícia militar à sala de aula para darem palestras contra o uso de entorpecentes. Em 1992, viajou para o Japão, onde trabalhou na Mitsubishi Motors Corporation, sediada na cidade de Nagoya, retornando em 1994. Primeiro representante da Anistia internacional em Sergipe, foi graças ao seu esforço decisivo junto ao Ministério da Justiça do Governo Peruano, sob a ditadura Fujimori, que a Anistia conseguiu a liberdade para um outro professor, injustamente encarcerado por comentar questões políticas em sala de aula. No Brasil e no Japão comandou greves, neste último, conheceu de perto a perseguição promovida pelos sindicatos patronais ao proletariado.

De 2005 a 2012, ocupou o cargo de Assessor Jurídico na Prefeitura Municipal de Tobias Barreto, de onde presidiu a comissão responsável pelo 2º Concurso Público na gestão da então prefeita Marly Barreto, além de colaborar na Lei que criou o Plano Diretor, entre tantas outras. Membro da Academia Tobiense de Letras e Artes – ATLAS, ocupou a presidência no biênio 2015-2017.

Numismata desde os seis anos de idade, suas 10 palestras sobre coleção de moedas antigas, registradas em DVD’s, viajaram pelos quatro cantos do País, para os Estados Unidos e Europa, tendo seu nome sempre lembrado nos encontros de colecionadores por todo o País.

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