Vivemos um momento de profundas transformações no campo da educação, no qual a inteligência artificial (IA) emerge como uma força disruptiva, capaz de reconfigurar as dinâmicas de ensino e aprendizagem de maneira, antes, inimaginável. Esta obra nasce da necessidade de compreender os dilemas e as potencialidades que essa tecnologia apresenta. Por um lado, a IA pode ampliar desigualdades, caso seja implementada sem planejamento ético e inclusivo; por outro, oferece a promessa de personalizar o aprendizado, otimizar recursos e promover uma educação mais equitativa; especialmente, na rede pública, onde a inovação é tão necessária quanto desafiadora. A tese central deste livro é que a integração da IA na educação básica brasileira, embora repleta de desafios, oferece oportunidades únicas para repensar o sistema educacional, desde que guiada por princípios éticos e focada na inclusão.
Número de páginas | 110 |
Edição | 1 (2025) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
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