George Orwell contra o Totalitarismo

Por Saulo Barreto Lima Fernandes

Política Social, História E Crítica, Crítica Literária, Ciência Política

Esta página foi vista 105 vezes desde 03/08/2024

O ESCRITOR BRITÂNICO GEORGE ORWELL GANHOU NOTORIEDADE GLOBAL PELA FORMA CONCEBIA E SE POSICIONAVA CONTRA TODO E QUALQUER TIPO DE ANOMALIA POLÍTICA E SOCIAL QUE COLOCASSE EM RISCO A LIBERDADE HUMANA NO SÉCULO XX. A LITERATURA ORWELLIANA ABRANGE OS MAIS DIVERSOS GÊNEROS NO CAMPO DA PROSA. ENSAIOS, RESENHAS, CRÔNICAS, CARTAS, DIÁRIOS, FICÇÃO. EM PRATICAMENTE TODOS ELES FICA PATENTE UMA FORTE CRÍTICA SOCIAL DE SEU TEMPO. NA MAIORIA DESSAS PRODUÇÕES O AUTOR ACABA ABORDANDO O ASSUNTO QUE PARECE SER O CERNE DE TODA A PROBLEMÁTICA APRESENTADA, O COMBATE AO TOTALITARISMO E DE COMO GOVERNOS COMO ESSES SUBMETEM, AOS SEUS POVOS, GRAVES VIOLAÇÕES AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS HUMANOS. DESSA FORMA BUSCAREMOS DEMONSTRAR COMO ORWELL SE POSICIONOU CONTRA TODA FORMA POLÍTICA QUE EXTRAPOLASSE SUAS PRERROGATIVAS DEMOCRÁTICAS, NÃO SÓ ATUANDO NO CAMPO INTELECTUAL, MAS, MUITAS DAS VEZES DE MANEIRA EFETIVA E PRÁTICA. ESSA CARACTERÍSTICA PESSOAL ACABOU FAZENDO COM QUE NÃO SE TORNASSE UM MERO ESPECTADOR, MAS UM IMPORTANTE AGENTE MODIFICADOR DA REALIDADE EM QUE VIVE.

Saulo Barreto Lima Fernandes

SAULO BARRETO Lima Fernandes é natural de Teresina/PI tendo nascido em maio do ano de 1983. De hábitos simples gosta de correr, assistir documentários, ouvir música clássica barroca e aprecia uma boa macarronada à carbonara. Reside, atualmente, na ilha de São Luís no Maranhão onde bacharelou-se em Direito, pela Universidade CEUMA, tendo sido aprovado no XXI Exame de Ordem. Anos depois, torna-se também, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pela CENFORP/MA. Concluiu, ainda, presencialmente, em 2018, o Curso Cristão RHEMA - Centro de Treinamento Bíblico (2 anos). Amante do conhecimento e cônscio de que nada sabe, cursa atualmente o 3° período do curso de História na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Iniciou sua vida pública estagiando e trabalhando na Secretaria Municipal de Educação de São Luís - SEMED e hoje atua fazendo parte do quadro público federal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Recentemente, alguns de seus livros foram aceitos para compor o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, além de ser um dos agraciados com a “Medalha 180 anos Brigadeiro Tibúrcio”. Saulo já configurou como organizador, autor e coautor em mais de uma dezena de obras. 1° Secretário da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão - SCL/MA, atualmente é um dos grandes estudiosos e responsáveis pelo resgate e reedições das obras de seu mais ilustre consanguíneo - o poeta crateuense José Coriolano (1829 - 1869). No prelo, organiza e comenta um livro de prosa com mais 6 poesias inéditas do referido poeta.