A origem deste trabalho se deu a partir de questionamentos que passamos a fazer sobre a importância das práticas de estágio para a formação do professor de matemática. Esta pesquisa está voltada para as ciências da educação e da matemática, e reúne duas áreas do conhecimento ligadas entre si: o estágio curricular supervisionado e a educação especial inclusiva. Ela tem o objetivo de investigar como as práticas educativas inclusivas vivenciadas na disciplina de estágio curricular supervisionado contribuem para a formação do graduando de matemática. Essa pesquisa é baseada no relato reflexivo de práticas educativas inclusivas que foram vivenciadas numa escola da rede pública de ensino e numa instituição de atendimento educativo especializado, localizadas no município de Bragança, PA. À medida que relatamos essas práticas educativas inclusivas, analisamos reflexivamente os conteúdos das aulas e dos diálogos entre educadores e educandos que foram observados em seus ambientes de interação inclusiva. Com o objetivo de colaborar para o debate da educação especial, apresentamos este trabalho “inacabado”, que até aqui foi construído por meio dos diálogos e das relações humanas vivenciadas entre educadores e educandos em suas práticas de ensino-aprendizagem inclusivas. Trata-se de uma investigação voltada para um tema ainda pouco abordado na academia por conta de preconceitos e por não ser ainda uma das prioridades entre as linhas de pesquisa das instituições financiadoras. Esperamos que todos os leitores desta obra possam futuramente colaborar com críticas e sugestões sem as quais não seria possível construir novos conhecimentos a respeito da educação especial.
ISBN | 978-85-922768-7-4 |
Número de páginas | 178 |
Edição | 1 (2018) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
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