EDIFICANDO CONHECIMENTOS E VALORES

Por Editora Edfika

Sexualidade Humana, Relacionamentos, Questões De Saúde, Mulheres, Educação Física, Filosofia, Família E Relacionamentos, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 9 vezes desde 26/08/2024

Ao pensarmos em conhecimento e valores é possível adentrarmos a diversos espaços de conhecimento, seja na filosofia, educação física, pedagogia, história, entre outros e, obtermos resultados transformadores, como já dizia o nosso Mestre Paulo Freire, “não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes” e estes se complementam e nos embala em novos desafios na arte de ensinar e assim, vamos edificando o conhecimento e os valores necessários a partir de cada ótica.

Nessa obra - Edificando Conhecimentos e Valores - nosso olhar é direcionado a refletir sobre o que edifica os diversos conhecimentos e seus valores, ouso dizer que, não vamos trazer aqui respostas para diversas problemáticas existentes no contexto educacional, e sim, reflexões críticas acerca de questões educacionais e de hipóteses que precisam se emancipar e estar presente nos espaços de poder, pois o indivíduo necessita ser visto como um ser integral pertencente a sociedade. Para tanto, a escrita e a oralidade nos permitem a nos edificarmos nesse constructo social que se faz presente nos diversos espaços acadêmicos, através da pesquisa, do ensino e da extensão.

Aqui, vamos encontrar diversos textos científicos com inúmeras conhecimentos, como: práticas docentes, a evasão escolar, leitura literária, educação física, indisciplina, novas tecnologias, interdisciplinaridade, educação infantil, gestão escolar, inclusão, entre outros. Temos dezesseis capítulos bem distribuídos e, em cada artigo que vamos encontrar nesse livro, teremos diálogos impecáveis e ainda, iremos aprender com os autores e autoras com temas e aprendizagens significativas, em seus contextos de pesquisas, expandindo nossa consciência e nosso papel social, também, uma vez que, somos agentes de transformação, estamos inseridos em sociedade e assim, podemos edificar conhecimentos e valores.

Sabemos que o conhecimento favorece nossa compreensão em relação aos valores e princípios da sociedade, bem como nos dá subsídios para que possamos ter um diálogo constante com todo processo histórico do qual estamos inseridos, enquanto ser social e político. Contudo, antes de formar uma opinião sobre as questões educacionais é imprescindível retomarmos ao processo histórico e educacional ao qual fazemos parte, nesse sentido as leituras que vamos ver adiante, irão nos proporcionar uma dialética favorável a edificar nossos conhecimentos e valores.

Entretanto, convido a você, caro leitor e leitora a apreciar esse livro - Edificando Conhecimento e Valores - que está riquíssimo em conteúdo e com autores e autoras bem capacitados a dialogar com toda a sociedade, de forma que, irá agregar mais conhecimento aos nossos feitos em relação a educação de forma crítica e significativa.