Direito ao Desenvolvimento

conteúdo, natureza jurídica, vinculações estatais e efetividade

Por Danilo de Oliveira

Relações Internacionais, Política Social, Política Pública, Política Econômica, Planejamento Da Cidade & Desenvolvimento Urbano, Hermenêutica, Economia, Direito, Desenvolvimento Humano, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 61 vezes desde 03/09/2024

Esse livro, em sua segunda edição, é dirigido a pesquisadores e aos discentes de graduação e de pós-graduação em Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas. Tangencia a Administração, a Ciência Política, a Economia, a Educação, a Filosofia do Direito, o Serviço Social e a Sociologia, além do Direito Internacional, dos Direitos Humanos, do Direito Constitucional, do Direito Ambiental e do Direito Administrativo, pois uma boa compreensão do Desenvolvimento pressupõe todos esses saberes.

Inobstante importantes estudos anteriores sobre o tema no Brasil, um dos seus contributos é o de aprofundar teoricamente a compreensão do que seja o legítimo conteúdo daquilo que o autor defende estar validado normativamente em nosso ordenamento jurídico: o Direito ao Desenvolvimento, cujo conteúdo mínimo atual está na Agenda 2030, da qual o Brasil, dentre 193 países membros, é signatário.

Outro contributo é o de desvelar o embrião da inovadora proposta de lhe reconhecer uma multifuncionalidade: o Direito ao Desenvolvimento como função integradora dos mais variados Direitos Humanos, como função de controle de Políticas Públicas de Direitos Humanos e, por fim, não apenas como vetor de Direitos Humanos, mas, além disso, como vetor interpretativo dos Direitos Humanos, hipótese em que se propõe a preencher o espaço ainda vago de paradigma da Nova Hermenêutica dos Direitos Humanos Fundamentais.

Seja pela exposição didática do assunto ou pela sua relevância prática, continua sendo leitura altamente recomendada.

Edição 2 (2024)
Formato 16x23 (160x230)

Danilo de Oliveira

MARCELO LAMY

Advogado e Consultor Jurídico (Lamy & Oliveira Sociedade de Advogados). Bacharel em Ciências Jurídicas pela UFPR (1992). Mestre em Direito Administrativo pela USP (2001). Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP (2008). Pós-doutorando do PPG em Políticas Públicas em Saúde (FIOCRUZ/Brasília) e do PPG em Jurisdição Constitucional e Novos Direitos da UFBA. Professor Permanente e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Direito da Saúde, e Professor da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília - UNISANTA. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq\UNISANTA "Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e Tutela Jurídica da Saúde". Diretor Geral do Observatório dos Direitos do Migrante (UNISANTA). Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas (UNISANTA). Professor da Faculdade de Direito ESAMC-Santos. Defensor dativo no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Fundador do Centro de Pesquisa "Escola Superior de Direito Constitucional - ESDC". Editor-Chefe da Revista Brasileira de Direito Constitucional - RBDC. ResearcherID: H-5424-2015. ORCID ID: http://orcid.org/0000-0001-8519-2280

DANILO DE OLIVEIRA

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Saúde da Universidade Santa Cecília – UNISANTA. Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq “Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e Tutela Jurídica da Saúde”. Professor e Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Produção Científicas do Curso de Direito da UNISANTA. Doutor e Mestre em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder do Polo de Santos da Comissão Estadual de Estágio e Exame de Ordem da OAB-SP. Coordenador da 2ª Região da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB-SP. Coordenador do Observatório da Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da OAB-SP. Conselheiro Editorial da Revista Brasileira de Direito Constitucional.