COVID-19 e Educação: Debates entre o Global e o Local

Por Elói Martins Senhoras (organizador)

Código do livro: 344091

Categorias

Ciências Humanas E Sociais, Educação, Saúde E Fitness

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 1230 vezes desde 21/10/2020
Versão
impressa
Indisponível
€ 6,20
Versão
ebook
€ 6,20
Leia em Pensática
Valor total:
€ 13,10
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

A inesperada difusão da pandemia de um novo coronavírus, SARS-CoV-2, responsável pela Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) gerou significativas inflexões na realidade humana em uma periodização temporal curta, por meio do transbordamento de múltiplas crises e transversais materializações espaciais de natureza multiescalar.

Caracterizada por uma dinâmica de relativa compressão espaço-temporal, a pandemia da COVID-19, muito rapidamente se tornou em um fenômeno complexo de natureza glocal devido à fluida interdependência da contaminação e dos seus efeitos entre as escalas global e local, o que repercutiu na conformação de problemas parecidos e em eventuais soluções abertamente compartilhadas.

Partindo da natureza glocal da pandemia e suas repercussões no contexto educacional lato sensu, o presente livro foi propositalmente intitulado como “COVID-19 e Educação: Debates entre o Global e o Local” tendo como objetivo analisar diferentes agendas temáticas na Educação a partir de distintas espacializações que partem do internacional e chegam ao intra-nacional.

Estruturado em seis capítulos, o presente livro apresenta uma linha multidisciplinar de debates temáticos relacionados ao contexto educacional durante a pandemia da COVID-19 que foi construída a partir de um plural recorte teórico-conceitual e com base em distintas abordagens metodológicas que valorizaram, tanto um discurso teórico, quanto uma análise empírica.

Os capítulos apresentados nesta obra trazem uma abordagem exploratória dos impactos da pandemia da COVID-19 no campo educacional a partir de discussões relacionas à governança global da educação durante a pandemia no contexto mundial, estudos de casos de respostas nacionais, a realidade educacional brasileira frente à COVID-19 e políticas de avaliação educacional em larga escala nas distintas macrorregiões brasileiras.

Fruto de um trabalho coletivo realizado um conjunto de 14 pesquisadores com distintas formações acadêmicas, experiências profissionais e oriundos das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, a presente obra traz uma leitura multidisciplinar e plural sobre os problemas glocais no campo educacional frente à difusão da pandemia da COVID-19.

As discussões ora apresentadas nesta obra justificam leitura em função da lacuna científica de publicações no assunto e da própria relevância empírica do objeto de estudo, uma vez que a Educação se tornou em um dos campos mais afetados pelos impactos multitemáticos e transescalares da pandemia da COVID-19, projetando uma série de desafios e respostas públicas e privadas.

Características

ISBN 978-65-860-6269-4
Número de páginas 165
Edição 1 (2020)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Estucado Mate 150g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Elói Martins Senhoras (organizador)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários