Contabilidade: Gestão de Custos

Por Agostinho Macane (organizador)

Código do livro: 554882

Categorias

Didáticos, Ciências Humanas E Sociais, Administração

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 625 vezes desde 29/05/2023
Versão
impressa
€ 12,63
Valor total:
€ 12,63
* Não inclui IVA.
Versão
ebook
€ 6,20
Leia em Pensática
Valor total:
€ 12,63
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

O processo de Gestão de Custos tem crescentemente se caracterizado como instrumento fundamental em toda estrutura organizacional para a garantia de adequadas condições de rentabilidade por meio de um contínuo planeamento e de tomada de decisões sábias e conscientes, o qual é fundamentado pelos princípios da Contabilidade Contemporânea.

Num mundo empresarial cada vez mais competitivo e globalizado é sempre importante, as empresas buscarem vantagens competitivas, e, o controlo (redução, ceterius paribus) de custos é fundamental. Conhecer e acompanhar a evolução dos custos deve ser um exercício quotidiano do gestor, pois, isso garante ampliação da competitividade, como também conhecer a rentabilidade e a viabilidade económica do negócio e, permite definir acções estratégicas que fortaleçam a empresa no mercado.

A falta de informações sobre custos da empresa pode propiciar para o desconhecimento do lucro e, dos produtos que têm margem de contribuição maior ou menor. A falta de controle tende a levar a empresa para menor rentabilidade, má gestão do capital investido na formação de estoque e, desconhecimento das ameaças à estabilidade económica e financeira da empresa.

O livro “Contabilidade: Gestão de Custos” pretende promover um debate sobre análise, importância, métodos de custeio e teorias de gestão de custos nas empresas, sendo um contributo para literatura, o livro é composto por 7 temáticas centrais, elaborado por mestrandos e docentes da Universidade Católica de Moçambique- Extensão de Xai-Xai (Gaza).

Os capítulos em forma de artigos, apresentados ao longo do livro são fruto de um trabalho colectivo, desenvolvido por um conjunto de mestrandas e mestrandos que pretendem trazer uma discussão actual sobre a gestão dos custos numa empresa, baseando-se em estudos bibliográficos e com suporte em diferenciadas experiências e formações profissionais ligadas ao campo da contabilidade e de gestão.

No primeiro capítulo, aborda-se a importância dos métodos de custeio nas empresas, pretende-se evidenciar a importâncias dos métodos de custeios nas empresas, ou seja, como as empresas podem ter ganhos com o uso dos métodos de custeios para rastreamento dos custos e tomada de melhores decisões.

No capítulos dois, a abordagem foca a temática de análise de custos, ao discutir como se pode usar o custo como ferramenta funcional para a gestão estratégica contínua, subsidiando assim reflexões para uma adequada tomada de decisões com base em critérios lógicos e objetivos.

No terceiro capítulo, a análise de custos volta ser a discutida sob o prisma operacional da gestão estratégica das empresas, tendo o propósito de mostrar até que ponto a análise de custos pode ser um diferencial competitivo e instrumento de sobrevivência das empresas no mercado.

No quarto capitulo¸ Custos e a Formação de Preço através do Método Baseado no Custo da Mercadoria, procurou-se compreender a relação entre os custos e a formação de preço através do método baseado no custo da mercadoria, buscando-se entender a relação entre a variável custo com a formação do preço baseado no custo de mercadoria.

No quinto capitulo, aborda-se a Contabilidade de Custos e Contabilidade de Gestão: sua importância nas Organizações, evidenciado as diferenças entre os dois ramos das ciências contabilísticas e qual é a importância nas organizações

No sexto capítulo, o livro analisa o contributo da Contabilidade de Custo e de Gestão nas Organizações, por meio de uma discussão que se fundamenta em uma revisão bibliográfica da literatura científica com base no mapeamento do estado da arte e sua correspondente análise.

No sétimo capitulo, por sua vezes apresenta-se a aplicabilidade da teoria das restrições na Contabilidade de Gestão, ao analisar a teoria das restrições como uma ferramenta a disposição na contabilidade de gestão e, como isto pode impactar positivamente nas empresas.

As discussões apresentadas no livro, permitem a qualquer leitor o aprofundamento de conhecimentos sobre a gestão dos custos dentro de uma empresa, num contexto competitivo em que se manter no mercado já é um diferencial. Escrito com linguagem simples e de fácil compreensão, é recomendado para um diverso público de leitores leigos até mesmo profissionais das áreas de Contabilidade e Administração, bem como académicos e professores.

Características

ISBN 9786585212311
Número de páginas 151
Edição 1 (2023)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Estucado Mate 150g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Agostinho Macane (organizador)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários