Impacto das TICs no Ensino e Aprendizagem: Uma Transformação Educacional

Por Janete de Fátima Peracini Feliciano Silva; Oswaldo Elias Nassim Júnior; Ronaldo Luiz de Paula

Educadores, Educação E Treinamento, Engenharia E Tecnologia, Educação

Esta página foi vista 24 vezes desde 26/06/2024

Atualmente as TICs, que são um conjunto de recursos tecnológicos destinados a transmitir, processar e armazenar informações, como computadores, internet, softwares, dispositivos móveis para tornar a comunicação, o entretenimento e a educação, estão presentes em vários setores da sociedade, principalmente o educacional que é o foco central do nosso estudo que pretende apresentar e discutir os papéis e os efeitos que TICs têm no desenvolvimento social e educacional.

Assim, as TICs provocam uma mudança de paradigmas, tornando a sociedade mais dinâmica, o que afeta todos os aspectos da vida, incluindo a educação e os processos mais eficazes de ensino e aprendizagem. No sistema educacional, temos como os insumos: professores, alunos, materiais, equipamentos de ensino, métodos e processos de ensino e os resultados: quantidade e qualidade nos processos de aprendizagem do aluno.

Portanto, a integração adequada das TICs no ambiente de ensino/aprendizagem aumenta as chances de aumentar a produtividade e a aquisição do conhecimento, promovendo mudanças significativas nas formas de ensinar e aprender, facilitando a aprendizagem colaborativa e ativa, tendo como vantagem sobre os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem.

Para Kenski (2007, p.46), “Não há dúvida de que as novas tecnologias de comunicação e informação trouxeram mudanças consideráveis e positivas para a educação”.

"A introdução das TIC nas escolas não apenas moderniza o ambiente de aprendizagem, mas também facilita o acesso a recursos educativos de alta qualidade" (Garcia, 2015).

O uso das TICs, também vem com a promessa fundamental de promover mudanças nos sistemas de educação dos países em desenvolvimento, sendo necessário incluir formação de professores em novas áreas para o desenvolvimento de competências, habilidades e instruções pedagogias inovadoras a serem trabalhadas em sala de aula, além disso, há a necessidade de investimento em infraestrutura tecnológica afim de estabelecer um melhor padrão educacional,

visando uma instituição escolar mais inteligente por criar uma escola destinada a mediar a aprendizagem mais colaborativa e ativa.

"É essencial que as escolas compreendam as TICs não como um complemento às práticas educativas existentes, mas como uma ferramenta fundamental para transformar a aprendizagem." (Warschauer, 2003).