Em linhas gerais, considero que essa Era da história da humanidade, caracteriza um divisor de águas, na medida em que ao seu final haviam sido realizados a maior parte dos contatos – ou choques – entre as civilizações existentes no planeta, iniciando-se na seguinte Era das Revoluções (a partir de 1775) os grandes movimentos de acomodação (reforço da colonização) ou de autoafirmação (independências) das diversas Nações. E aí, na minha opinião, um grande desequilíbrio que ainda hoje, mesmo com a existência da Organização das Nações Unidas (ONU), perturba o desenvolvimento autossustentado das populações mundiais. Na simulação histórica vou partir de uma hipótese, qual seja, a de que a Geografia se associa à História na representação da vontade de povos com costumes e interesses semelhantes, unirem-se e procurarem manterem-se assim. Entretanto, para isso, vou avançar no tempo até além da atualidade e selecionar quantas e quais seriam as Grandes Civilizações que sobreviverão neste planeta, um pouco antes de finalmente, voltarmos a ser uma única e grande Civilização Humana. E, depois, aplicar esta seleção num jogo de tabuleiro Político & Estratégico. Na tentativa de tornar mais científico e ao mesmo tempo mais lúdico este estudo, vou adaptar o jogo de tabuleiro “Civilization: Um Novo Amanhecer”, de Sid Meier.
Número de páginas | 60 |
Edição | 1 (2019) |
Idioma | Português |
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