É com imensa alegria que faço a apresentação deste livro, o qual mostra uma prática de ensino de Língua Portuguesa sobre leitura, análise e escrita do gênero discursivo crônica a partir da interação entre as teorias científicas que embasam sua estrutura composicional e a prática pedagógica fundamentada na concepção interacionista e sociodiscursiva da linguagem envolvendo a pesquisa versus ensino para alunos do primeiro ano do Ensino Médio.
Nessa prática de ensino a Língua foi ensinada tendo em conta seu funcionamento em reais situações de interlocução e dentro da ideia de que ela é dinâmica, não é estática e está sempre se transformando. Assim, foi levado em conta o fato de que a ela é uma atividade interativa entre um ou mais interlocutores; se materializa em textos orais ou escritos; possui diferentes finalidades comunicativas e se concretiza em consonância com fatores contextuais, socioculturais, históricos, políticos e ideológicos.
Assim, o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa nesse projeto desenvolvido teve o gênero discursivo crônica bem como sua prática social como protagonistas nos momentos da leitura, da escrita, da oralidade e da análise linguística, inclusive considerou-se aquelas produzidas pelos próprios alunos em situações reais de interlocução vivenciadas por eles em seus cotidianos.
ISBN | 978-85-529-4609-0 |
Número de páginas | 102 |
Edição | 1 (2020) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Colorido |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.