No vasto campo da Ciência do Solo, os avanços da Pedologia atingiram, com a escola francesa, uma reconhecida excelência no mundo tropical, dotada de uma massiva produção científica. No Brasil, os rumos da comunidade dessa área tomaram direcionamentos mais voltados à escola norte-americana, com dificuldades com a língua francesa pelos mais jovens, empobrecendo nosso acervo científico sobre os solos tropicais.
Procura-se, na presente matéria, resgatar conhecimentos da escola francesa que ficaram apagados com o tempo: a pioneira introdução do termo “pedologia” no Brasil; o vasto conhecimento sobre a gênese dos solos tropicais (pedogênese); critérios taxonômicos classificatórios dos solos, de aplicabilidade nacional; traduções, na íntegra, de três artigos franceses sobre as rupturas ocorridas no estudo dos solos agrícolas pela agronomia, especialmente voltados ao ensino de graduação e pós-graduação na educação em solos.
Número de páginas | 190 |
Edição | 1 (2020) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
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