A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO POPULAR NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CANHOTINHO-PE

Por MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO

Código do livro: 232618

Categorias

Ciências Humanas E Sociais, Educação, Estudo Das Minorias, Estudos Futuros, Serviços Humanos

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Sinopse

A educação do campo de que se trata nesta pesquisa é aquela que parte da reivindicação dos movimentos sociais, que no decorrer dos tempos vem buscando a consolidação da política pública para educação do campo de qualidade. Daí muitas conquistas legais foram almejadas no percurso deste processo de reivindicações, como crédito rural, reforma agrária, visibilidade para agricultura familiar, conquista de terras, resoluções, decretos, leis e planos (marco legal) para educação do campo. Todas estas conquistas partem das mobilizações sociais em que os movimentos dos trabalhadores sem terra, os camponeses estão presentes em marchas, conscientes de seus direitos e batalhando para que os direitos sejam de fato usufruídos por todos.

Características

ISBN 978-85-916939-9-3
Número de páginas 299
Edição 1 (2017)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

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Fale com o autor

MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO

Doutora em Educação pela UFPB (2020). Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ (2015). Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Especialista em: Psicopedagogia (2012); Gestão Pedagógica (2013); Educação em direitos humanos (2014), Educação do campo (2015), História e cultura dos povos indígenas (2015), Tecnologias e artes (2019). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Unidade de Lotação: Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, na Universidade Federal de Pernambuco (PPGDH/UFPE), Linha de Pesquisa 1 Educação em Direitos Humanos, Justiça e Cultura de Paz. Líder do Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN), e Pesquisadora do Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/UFRN). Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, na Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) e na Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI). Associada e Diretora Pedagógica do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire). Representante Titular da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - CNAEJA, desde 2023.Interesses em: Direitos Humanos, Gestão e Políticas Educacionais, Educação do campo, Educação popular, Movimentos sociais, Processos educativos, Interdisciplinaridade, Formação de professores, Livros didáticos, EJA, Transdisciplinaridade, Estágio supervisionado, EaD, Pedagogia Social.

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