Já não cabe a definição de escola como ambiente unicamente responsável pela transferência mecanizada de conhecimento entre mestre e aprendiz. Tal concepção deve estabelecer, de maneira ampla, o papel da escola como formadora multidisciplinar e socioemocional daqueles que ali estão inseridos e da comunidade que a rodeia. Para tanto, exclui-se o tratamento leigo estabelecido culturalmente e insere-se o tratamento profissional como qualquer outra organização empresarial é definida. A Administração contribui abundantemente com este processo, pois trás para a gestão do ambiente escolar as teorias de seus pesquisadores e pensadores e as posicionam à disposição para serem colocadas em prática, com intuito de otimizar resultados, estabelecer metas e definir objetivos. Inúmeras são as Ferramentas de Gestão da Qualidade disponíveis para utilização das instituições que garantem a profissionalização do ambiente e o leva, progressivamente, a caminho do aprimoramento contínuo do processo a que a mesma se propõe e se submete, proporcionando satisfação e transmitindo confiança para aqueles que a pertencem ou pretendem pertencer.
Número de páginas | 9 |
Edição | 1 (2023) |
Idioma | Português |
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