Quais são as origens históricas de práticas cristalizadas no ensino da disciplina de Matemática em nossa sociedade? O objetivo desta pesquisa é propor um estudo das relações entre os fundamentos filosóficos, epistemológicos, sociológicos e históricos da ciência e do ensino de Matemática, bem como as condições da emergência destes perante uma compreensão das relações entre saberes científicos e escolares na constituição histórico-cultural de nossa cultura. Este estudo propõe tomar aspectos relativos a uma memória de dizeres na formação conceitual e nos discursos de estudantes e professores. Para tal, é por meio dos estudos discursivos e de estudos no interior da História/Filosofia/Educação Matemática que se propõe desenvolver estas atividades. A partir desta reflexão sobre as práticas pedagógicas no ensino de matemática e as relações entre metodologias utilizadas no espaço escolar e discursivo sobre este ensino, pretendo compilar uma proposta dialético-dialógica de trabalho/ensino para estudantes da Escola Básica (ênfase para o Fundamental II e Ensino Médio), focando atividades de ensino-aprendizagem em Matemática. Espera-se que estas reflexões e esta proposta possam gerar subsídios mediante debates em torno do trabalho com ciência na escola, ademais de apontar/ressaltar abordagens possíveis e alternativas, dialéticas perante pesquisas mais recentes no cenário de teorias na Linguística – com ênfase na Análise do Discurso –, na Educação e na Educação Matemática.
ISBN | 9786500827859 |
Número de páginas | 75 |
Edição | 1 (2019) |
Idioma | Português |
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