A gestão de Instituições de Ensino Superior (IES) é um tema importante da atualidade brasileira. O número de IES vem crescendo muito nesta última década como uma consequência da política educacional do governo. As razões parecem ser claras, o país precisa crescer e prover empregos para uma população de jovens que aumenta a cada dia. Assim, a política do Ministério da Educação, após o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), vem atuando no sentido de melhorar a educação e a qualidade do ensino em todos os níveis.
A política atual permitiu o aumento da oferta de cursos superiores e, por outro lado, o volume da legislação educacional também aumentou assustadoramente. Pode-se dizer que, diariamente, são publicadas resoluções, portarias, decretos ou leis que de uma maneira ou de outra demandam a atenção dos dirigentes das IES. Com o aumento dos cursos aumentou também a preocupação com a qualidade dos mesmos.
O reconhecimento, a renovação do reconhecimento dos cursos de graduação e o recredenciamento das instituições preocupam os diretores, os coordenadores de curso e o pessoal docente e técnico-administrativo, porque não se trata de preparar-se para seguir uma rotina perfeitamente estabelecida. São procedimentos dinâmicos que vão sendo atualizados, na medida que na medida em que a legislação vai evoluindo e na medida em que novos sistemas informatizados de controle vão sendo desenvolvidos e implantados pelo Ministério da Educação.
Preocupado com esta questão, desenvolvi minha tese de doutorado nesta linha, o que demandou mais de três anos de trabalho e pesquisas para definir um método que apoiasse, efetivamente, principalmente as novas Instituições de Ensino Superior, na busca do reconhecimento e/ou renovação do reconhecimento dos cursos de graduação que ofertam, bem como, auxiliasse na busca do recredenciamento da instituição perante o MEC, considerando uma forma estruturada e sistêmica de abordar a questão.
O trabalho que está descrito neste livro, é uma contribuição a mais na área. Porém, deve-se destacar que, a cada dia que passa, a legislação vai sendo atualizada e novas exigências/requisitos surgem. Deste modo, como o trabalho encerrou em 2005, muitas alterações na legislação já ocorreram e modificaram algumas considerações efetuadas ao longo da obra. E, mesmo que fossem atualizadas para esta edição, provavelmente estariam desatualizadas quando o livro saísse do prelo. Assim, resolvi publicar sem ajustar as partes que já sofreram alguma mudança com a nova legislação publicada a partir do final de 2005.
Mas, mesmo assim, a essência do que está colocado na obra é a mesma, pois o método proposto prevê o estudo permanente da legislação aplicável de tal modo que o valor da obra como uma contribuição continua válida
Número de páginas | 561 |
Edição | 1 (2006) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.