Gnose Tifoniana Vol. III

A Tradição Tifoniana na Magia Moderna

Por Fernando Liguori

Código do livro: 201709

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Filosofia, Religião, Teologia, Filosofia / Religião, Mente & Corpo, Metafísica

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Sinopse

O livro Gnose Tifoniana Vol. III é uma coletânea de quatorze ensaios escritos no período entre 2004 e 2014, mais um de autoria de Kenneth Grant. Durante dez anos eu estive completamente envolvido com a cosmovisão tifoniana e o sistema de magia sexual desenvolvido por Kenneth Grant, discípulo de Aleister Crowley. Por volta de 2004 inaugurei o Nu-Isis Templum e com a ajuda de dois iniciados, Alex Elias e Helio Monteiro, iniciando os trabalhos da Loja Shaitan-Aiwaz. Naquela ocasião, todos nós acreditávamos estar operando com a mesma Corrente que Kenneth Grant trabalhou em sua Loja Nova Isis, que funcionou entre 1955 a 1962. Refiro-me a Corrente Seth-Sírius.

Os trabalhos da Loja Shaitan-Aiwaz envolviam a magia sexual como a base para operações de mão esquerda e espiritualidade das sombras como um sistema de Umbanda Thelêmica, Vodu Gnóstico, Tantrismo Kaula & Krama, Magia Kahuna, projeção astral nas Qliphoth e Túneis de Seth através da Corrente Ofidiana, Alta Magia etc. Os rituais ainda envolviam invocações dramáticas, a emulação artística dos Mitos de Cthulhu e a Magia Sexual Enochiana. O sistema de Graus da Loja se baseava na estrutura da Pirâmide de Poder formulada para Loja Nova Isis e os membros deveriam alcançar maestria em técnicas como estudo de religiões comparadas, teoria e prática dos sistemas do Yoga, literatura do Obeah e Bruxaria, construção das Armas Mágicas, Meditação Budista, construção do Espelho Mágico, construção do Yantra, um estudo profundo dos treze Livros Sagrados de Thelema, Liber Had e Liber Nu, Ascensão sobre os Planos, Alquimia, Templo Astral, Transe etc.

Todos nós trabalhávamos para que a Loja Shaitan-Aiwaz se tornarsse uma Célula de contato direto com uma força mágica que reside além das dimensões do espaço-tempo. Essa energia tipifica uma força antiquíssima que neste momento de evolução do planeta está ajustando o período transicional representado pelo Aeon de Zain, dos Gêmeos Horus e Seth. Horus vem para modificar aquilo que está obsoleto, representado pelo Aeon passado de Osiris; Seth permeia através do Silêncio o processo de Iniciação no âmago de cada estrela.

Os rituais e operações mágicas foram meticulosamente registrados e alguns deles fotografados. Essas fotografias ficaram famosas na internet e são do conhecimento de thelemitas espalhados por todo o globo. Algumas aparecerão nos volumes de Gnose Tifoniana.

No Māhābhārata (I:74:51-52) encontramos a passagem: Até mesmo um homem impulsivo não deve ser grosseiro com uma mulher, lembrando de que dela dependem a alegria do amor sensual, o prazer e a virtude. Uma mulher é sempre um templo sagrado no qual nasce o Ser. Nem os sábios têm o poder de procriar sem ela. É com esta visão do Sagrado Feminino que os rituais de magia sexual eram executados na Loja Shaitan-Aiwaz. A magia sexual de Kenneth Grant é largamente distinta do sistema difundido e orientado por Crowley. Como venho demonstrando em Rituais, Documentos & a Magia Sexual da O.T.O., publicado periodicamente nas edições de O Olho de Hoor, o sistema de magia sexual de Crowley é essencialmente fálico e se baseia na Alquimia, nos Mitos do Graal e na Qabalah. Esse sistema dá pouca ou nenhuma atenção ao papel da sacerdotisa. Kenneth Grant, por outro lado, reconstruiu o sistema de magia sexual da O.T.O., aproximando-o do Tantra. Essa mudança na perspectiva altera a fórmula mágica. No sistema de Crowley a magia sexual é orientada a formulação da criança mágica. O foco desta técnica de magia não são os mecanismos físicos da operação – o pênis, a vagina, o esperma e o ovo – mas a criança produzida através do êxtase – o momento divino de desintegração estática quando, através da união, toda consciência de separatividade é dissolvida no eterno momento da bem-aventurança criativa. No sistema de Grant os kālas da Deusa transmitidos através das secreções sexuais da sacerdotisa oficiante são o mais importante e deles depende o sucesso da operação.

Essa coleção de ensaios publicados nesse volume e nos próximos conta a história da tragetória de um grupo de iniciados. Agradeço a Jeanine Medeiros por ceder seu texto Minha Jornada nos Caminhos da Noite e aos irmãos e amigos, Alex Elias, conhecido nesses artigos como O Alquimista e Helio Monteiro, líder da O.L.N. (Ordem do Lótus Negro).

Características

Número de páginas 142
Edição 1 (2016)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Estucado Mate 150g
Idioma Português

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Fale com o autor

Fernando Liguori

Meus respeitos a sua ancestralidade.

Vou me apresentar: meu nome é Táta Nganga Kamuxinzela e eu sou um «buscador» da espiritualidade. Eu tenho feito isso pelos meus últimos trinta anos. Por vinte anos estive inserido na cultura e filosofia thelêmica e fui instrutor da Astrum Argentum por um bom tempo, até me retirar dos trabalhos externos da Grande Ordem em 2017 e.v. Em 2001 e.v. fui iniciado na Ordo Templi Orientis (O.T.O.) pelo Califa em cargo do Ritual Minerval, Frater Sorath 666 (Carlos Raposo). Tenho mais de 20 títulos publicados nas áreas de Thelema, Qabalah Hermética, Tantrismo e Magia Sexual, Yoga e Āyurveda, todos disponíveis no site do Clube de Autores. Sou fardado no Santo Daime deste 1999, uma tradição ayahuasqueira brasileira.

Hoje me concentro na Quimbanda e todo o meu trabalho sacerdotal envolve o cosmos de Exu e Pombagira, os espíritos Ganga da feitiçaria tradicional brasileira. A página do meu sacerdócio é @covadecipriano, onde todo o conteúdo é concentrado na expansão do Reinado do Chefe Império Maioral.

Sou aprontado Táta-Nganga na Quimbanda Nàgô (Nação de Exu Gererê) e Alufá na Quimbanda Mussurumin (Nação de Exu Rei Kaminaloá) pelo Táta Nganga Melembu Mikunga wa Exu 7 Catacumbas, discípulo de Táta Nganga Kilumbu wa Exu Marabô (@quimbandamarabo). Sou iniciado na Kimbanda Malei (Nação de Exu Rei das Sete Encruzilhadas) por Táta Kilumbo, que hoje também cuida de minha espiritualidade na Quimbanda Nàgô e Quimbanda Mussurumim.

Sou iniciado em Iṣéṣé Làgbà, o Culto Tradicional Yorùbá (feito em Èṣú òrìṣà) e no Culto de Égúgún, onde respondo com o nome de Ojewale. Também sou iniciado em Ifá (família Ifatokun @ile_ase_ifatokun) com autorização de meu Awo para oracular por meio do Ọpẹlé Ifá e realizar Ẹbọ.

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