Para refletir sobre a educação nacional

Temas pedagógicos contemporâneos

Por Leilane Virgínia Vieto Penariol; François Silva Ramos; Euseli dos Santos

Código do livro: 407945

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Defesa Da Criança, Educação de Filhos, Direito

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Sinopse

Apesar dos significativos avanços da educação após o advento da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), infelizmente traços de um paradigma tradicional, ultrapassado e concebido com base em indicadores, rankings e eficiência (quantificáveis segundo critérios classificatórios de organizações públicas e privadas) ainda estão presentes na realidade brasileira.

Neste livro os autores apresentam trabalhos contrapostos a esse modelo para tratar de questões que representam o necessário progresso na constituição de escolas democráticas, caracterizadas pela liberdade no aprender e no ensinar.

Apresenta-se nesta obra um debate franco e transparente sobre os principais desafios da educação brasileira: inclusão, formação docente, ausência de políticas públicas para efetivar o discurso normativo; enfrentamento do conservadorismo e a necessidade de proteger o caráter laico, livre e científico do ambiente escolar, estão entre as temáticas abordadas.

Este livro convida o leitor a refletir sobre o direito universal à educação com qualidade social, pois o fortalecimento da educação como instrumento transformador que pode efetivar preceitos legislativos e mudar para melhor a realidade do Brasil e dos brasileiros é uma necessidade imediata.

Características

ISBN 9786500345421
Número de páginas 115
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Ahuesado 80g
Idioma Português

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Fale com o autor

Leilane Virgínia Vieto Penariol; François Silva Ramos; Euseli dos Santos

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Kennedy (2019). Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (2016). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas da Emill Brunner World University (EBWU -2020) e Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos (2020). Especialista em Educação Ambiental (FAZU-2000), Direito Educacional (CEUCLAR-2007), Direito do Trabalho (UNIP-2011), Direito Administrativo (FACEL - 2017), Direito Empresarial (FACEL - 2017), Direito Penal e Processual Penal (Faculdade Futura - 2018), Filosofia e Sociologia (Faculdade Futura - 2018), Etnologia Indígena (Faculdade Dom Alberto, 2020) e Educação em Direitos Humanos, diversidade e questões étnico-sociais ou raciais (Faculdade Dom Alberto, 2021). MBA em Controladoria e Finanças (Faculdade Futura - 2019). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (1999) e Direito (2006), ambas pela Universidade de Uberaba, Formação Pedagógica em Pedagogia (Faculdade Ideal - 2017) e Licenciatura em História (Faculdade Unyleya – 2021). Professor na Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC/UNIPAC-Uberaba), onde leciona para os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Logística e Gestão Comercial. Acadêmico Imortal titular da cadeira 90 da Confederação de Ciências Letras e Artes do Brasil CONCLAB.

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