O vínculo social, entre esses dois atores: educador e educando, proporciona um ensino de qualidade ou pode obliterar esse processo? Existiriam outros laços sociais que poderiam intensificar uma maior ou menor aprendizagem? Procuramos nesse artigo considerar não somente o viés do vínculo social institucional do professor e aluno, porém os laços sociais que perpassam por essa relação, consideramos também a questão da disciplina, não com o viés punitivo, porém constituído por regras que possibilitam uma melhor adequação interacional, não olvidamos que se existe a aplicação da disciplina para corrigir, coordenar e organizar ações; também há nessa relação muitos momentos de indisciplina, que, não podem ser apenas vistos como negativos, porém têm seu potencial de positividade, tendo em vista a sua demonstração de autonomia e criticidade.
De forma simples entendemos que o laço é um nó, em se tratando de laço social, seria o nó que nos une socialmente, os laços sociais seriam então os diversos nós que nos ligam a diversas relações humanas. Iniciando na sociedade primária: a família é considerada o primeiro nó social. Tendo em vista a relação inicial de sobrevivência, enquanto mamíferos, o seio materno (ou de quem nos amamenta), o primeiro contato com um ser humano, após o parto, que efetivamente nos conduz a um tipo de relação afetiva – um laço social. Nossas realizações pessoais, ao longo de nossa vida, estão entrelaçadas com as relações de convivência em grupo e a reciprocidade de conhecimentos.
Número de páginas | 40 |
Edição | 1 (2020) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.