Aqui está uma notícia: muitas de suas aulas eram sessões de treinamento de QI veladas, projetadas para prepará-lo para testes padronizados como o SAT e o GRE que medem seu QI. (Realmente, eles fazem; os pesquisadores podem usar as pontuações do SAT dos alunos para prever seu QI com uma precisão de alguns pontos.) Depois de todo esse treinamento, quanto espaço você imagina que seu QI tem para crescer?
Para a maioria de nós, o mesmo não acontece com a criatividade, a inteligência emocional e o resto. Ao contrário das atividades do tipo QI que a maioria de nós pratica na escola, o sistema educacional gasta pouco tempo aprimorando essas habilidades que não são de QI. (Por exemplo: quando foi a última vez que alguém explicou a mecânica da intuição para você, ou lhe disse o que a ciência tem a dizer sobre ativá-la? Sim, era o que eu pensava.) habilidades cerebrais sem QI são jarras quase vazias esperando por suco.
Então, se você quer ganhar mais alguns pontos em um teste de QI... bem, você sabe o que fazer. Apenas continue fazendo o tipo de treinamento que você tem feito toda a sua vida. Mas se você quiser que seu cérebro funcione melhor de maneiras que importam, pare de tentar espremer dolorosamente mais um ou dois quilômetros por hora de velocidade máxima do seu mecanismo de QI já bem ajustado. Em vez disso, junte-se a mim pensando em como maximizar o QI que você já tem. Aprenda a conduzir sua mente.
E não, você não precisa aceitar minha palavra para saber se essas coisas realmente funcionam. Cada afirmação e exercício nestas páginas brotam de entrevistas com alguns dos principais pesquisadores do cérebro do país e estudos publicados em periódicos revisados por pares. Isso é ciência de verdade, pessoal. Aqui você aprenderá o que os principais pesquisadores da psicologia têm a dizer sobre cultivar intuições corretas e equilibrar experiências ruins com boas para que a idade leve à sabedoria. Você aprenderá a limpar a desordem do caminho para uma solução perspicaz e aumentar as habilidades da função executiva: força de vontade, foco e multitarefa. E muito mais.
Espero que você até goste. Isso porque este livro conhece a lição da resolução de ano novo: uma promessa de fazer algo que você odeia durará tanto quanto a ressaca de seu ano novo. Em vez disso, a grande maioria dos exercícios nestes capítulos, embora permaneçam cientificamente sólidos, pretendem ser divertidos. Você pode dissecar as citações ilógicas de líderes mundiais, classificar joaninhas, resolver enigmas, interpretar MacGyver, escrever suas próprias rimas e combinar elementos ilustrados em máquinas de Rube Goldberg.
Isso não quer dizer que os exercícios deste livro sejam fáceis — se não fossem desafiadores, não fariam bem a você. A moral do campo em expansão da neuroplasticidade é que quanto mais você estica seu cérebro, mais você pode mudar os padrões de sua fiação. E por sua natureza, um caminho simples cria um cérebro simples. Em vez disso, a chave para pensar, imaginar e avaliar com sucesso é, bem, gastar tempo e esforço na experiência alucinante de pensar, imaginar e avaliar.
Mas alongar sua mente não precisa ser horrível, frustrante e chato. Talvez a lição mais importante neste livro de lições seja que colocar o motor de sua mente para trabalhar duro pode ser divertido. E enquanto você se diverte colocando seu cérebro à prova, você também estará apontando o Lótus de sua vida para o sucesso.
Número de páginas | 0 |
Edição | 1 (2022) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.