Sobrevivendo ao seu emprego acadêmico

Por Marco A. R. Mello

Educação, Didáticos, Ciência

Esta página foi vista 562 vezes desde 31/03/2021
Indisponível

Este é o segundo livro da série compilada a partir do blog Sobrevivendo na Ciência. Nele você encontrará uma seleção dos melhores posts, em versões revistas e atualizadas, além de textos inéditos trazendo conselhos sobre a ciência e a carreira acadêmica. Só que agora o foco é a fase independente da vida de um cientista profissional, que vem logo após a conquista do doutorado. O objetivo é ajudar você a finalizar bem a sua formação, conseguir um emprego acadêmico e sobreviver aos primeiros anos nessa nova realidade. Como no primeiro livro, a Jornada do Herói, proposta por Campbell, é usada como fio condutor das histórias contadas. Qual caminho seguir após o doutorado: pós-doutorado, emprego acadêmico ou emprego no “mundo conhecido”? Como se preparar para um concurso público de professor ou pesquisador? Como sobreviver às novas atribuições que vêm com um cargo acadêmico? Essas e muitas outras questões existenciais são tratadas em detalhes neste novo livro.

Edição 1 (2021)
Acabamento Brochura

Marco A. R. Mello

Imagine um mundo onde os sistemas ecológicos fossem um quebra-cabeça e as peças estivessem espalhadas por uma imensidão de dados e ideias. É aqui que eu entro. Como biólogo com doutorado em ecologia e alumnus da Alexander von Humboldt-Stiftung, Alemanha, trabalho como professor associado na Universidade de São Paulo, Brasil, onde me especializei em síntese ecológica. Minha missão é desvendar as regras ocultas de montagem de sistemas ecológicos formados por interações entre espécies. Os morcegos sempre foram meu principal modelo de estudo, embora também realize pesquisas sobre muitos outros organismos. Meu trabalho é parecido com o de um detetive, reunindo fragmentos dispersos de informações, conectando os pontos entre os dados e as ideias, com o objetivo de revelar o quadro geral. Mas meu trabalho não para por aí. Como educador, dedico-me a formar jovens cientistas e tornar o conhecimento científico acessível a todos.

Sobrevivendo na Ciência: https://marcoarmello.wordpress.com