Este livro, que no original é uma dissertação de mestrado de 2022 de Menderson, sob orientação do professor pós-doutorado Hiran, aqui-agora revista e ampliada, em Educação, na área da Educação Especial e Processos Inclusivos da Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação - UFES/ PPGE. O texto parte do princípio de que a arte e a realidade são consideradas como indissociadas, ainda que uma seja diferente da outra, por isso seu impacto na pesquisa em Educação Especial tem sido considerado relevante. O objetivo alcançado foi o de descrever compreensivamente o "que é" e "como é" o sentido da vida de ser Leonardo, um estudante adolescente cego dentre outras variáveis, personagem do filme Hoje eu quero voltar sozinho (BRASIL, 2014, de Daniel Ribeiro). Para produzir uma analítica existencial os autores recorrem à Psicologia Existencial de Viktor Emil Frankl (1905-1997), trabalhando com os termos "sentido da vida", "vontade de sentido" e "otimismo trágico", pela via da pesquisa fenomenológica proposta por Forghieri e Frankl. O "sentido da vida" de ser Léo foi se desvelando nas descrições compreensivas, nas versões de sentido - VS, e por meio da uma analítica existencial fenomenológica imagética, compondo uma descrição minuciosa. Ao final, os autores produzem um discurso teórico-prático objetivando o desenvolvimento profissional da professor(a) de Educação Especial através de uma formação humanista-existencial, tendo o mesmo filme como recurso. Convidamos ao leitor para conhecer o "que é" e o "como é" (o personagem) Leonardo, e como uma obra de arte pode contribuir efetivamente para compreensão da própria arte, e também para pensar-sentir-agir a realidade concreta escolar e não escolar.
ISBN | 9786500633016 |
Número de páginas | 185 |
Edição | 1 (2023) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Colorido |
Tipo de papel | Ahuesado 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.