Posicionada na região central da Península Itálica, a cidade de Roma deu origem a uma das mais importantes civilizações e influenciaram os valores do mundo ocidental contemporâneo. De sua longa trajetória histórica e dos valores de sua cultura, herdamos várias línguas, concepções estéticas, instituições e formas de governo que se tornaram grandes referenciais na contemporaneidade.
Além de formarem uma cultura bastante complexa, os romanos formaram um grande império que marcou a história política e militar da antiguidade. Com seu extenso processo de conquistas transformaram a mítica cidade dos irmãos Rômulo e Remo em um amplo território que dominou a península Ibérica e Itálica, grande parte do litoral norte da África e parte da Ásia Menor.
Ao longo de sua trajetória política, Roma experimentou diferentes formas de governo. Primeiramente organizou em um regime monárquico que se estendeu desde os tempos originais, até o século VI a.C.. Entre os séculos VI a.C. e I a.C., Roma inaugurou um novo regime político que descentralizou as esferas do poder: a República. Durante a República é onde observamos a ascensão do Senado romano, que era encarregado pelas questões legislativas, administrativas e militares do governo.
Nos séculos III a.C. e II a.C. o conflito militar com os cartagineses inaugurou um processo de expansão territorial que transformou profundamente a sociedade romana. A mão-de-obra escrava e o comércio com as regiões dominadas figuraram entre os novos traços da fase imperial que foi do século I a.C. até o século IV a.C.. Entre os povos subjugados pelos romanos, damos especial destaque aos judeus que infiltraram os valores do cristianismo primitivo com o império.
Nessa última fase de sua história, o discurso igualitário da doutrina cristã, a ameaça das invasões bárbaras, as disputas internas em torno do governo e a falta de escravos foi responsável por mudanças que conduziram o império à crise. Com a corrosão das bases sócias, políticas e econômicas que sustentaram o império, Roma transformou-se em uma série de pequenos reinos que mais tarde fariam parte do mundo medieval.
ISBN | 9798337527642 |
Número de páginas | 395 |
Edição | 1 (2024) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.