O RECOMEÇO

Colônias da serra, inimigos de guerra

Por Carlos Roberto Hackmann

Código do livro: 370277

Categorias

Sagas, Romance, Itália, Geografia E Historia, Ficção e Romance, Ficção

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 1161 vezes desde 26/04/2021
Versão
impressa
Indisponível
Valor total:
€ 14,48
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

O PRESENTE VOLUME, EMBORA HISTÓRIA AUTÔNOMA, TRATA DA NOVA VIDA DOS PERSONAGENS NO BRASIL E COMPÕE A TRILOGIA VARRENDO A SAUDADE, JUNTAMENTE COM OS TÍTULOS “A EVASÃO” E “A TRAVESSIA”.

Trata-se de um romance histórico-ficcional. A trama se desenrola entre os anos de 1.913 e 1.951.

É a história de um jovem casal de italianos, ele vitivinicultor e ela filha de artesão. Decidem emigrar para o Brasil, mas o fazem tardiamente, num momento onde a demanda imigratória no Brasil já começava a mostrar sinais de saciedade.

Chegando ao mundo desconhecido, são logo direcionados a uma fazenda de café em São Paulo, onde logo percebem que a mão de obra buscada pelo Brasil não passa da sagaz pretensão de repor o trabalho escravo perdido com a abolição da escravatura. O trabalho proposto é escravizador. Não aceitam exploração. Decidem migrar para o sul do país e deparam-se com regiões inóspitas, selvagens.

Descobrem que já não existem mais terras gratuitas, conforme ardilosamente prometido pelos agentes de imigração na Itália. Decepcionam-se com as falsas promessas, mas não perdem a fé, nem a vontade de transformar suas vidas.

Vêm os primeiros filhos. A decepção e a saudade trazem o desejo de retornarem à terra natal, momento em que eclode a Primeira Guerra Mundial, devastando sua pátria, restando a eles, como única alternativa de sobrevivência digna, adaptarem-se às oportunidades circunstanciais de trabalho existentes no novo mundo.

Perdem muitos de seus entes queridos para a crueldade da guerra. Terminada a Primeira Guerra Mundial, sobrevém um período de prosperidade, até o momento em que eclode a Segunda Guerra Mundial. Faz-se necessário, agora, sobreviver a política discriminatória do regime do Estado Novo e suportar as graves consequências no Brasil da adesão da Itália às forças do Eixo.

Baseado em fatos reais, o livro trata da saga de imigrantes italianos, contemporânea a diversos fatos político-sociais, cuja relevância histórica resultou numa significativa alteração do mapa da Europa e fez o mundo mudar em sua essência.

Características

ISBN 978-65-002-1756-8
Número de páginas 246
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Carlos Roberto Hackmann

O autor, gaúcho, nascido em Porto Alegre-RS, tem 64 anos de idade, é formado em direito e em administração de empresas. É descendente de italianos e alemães. Acredita residir no estudo da História a chave para que se crie um mundo melhor, através da superação de erros do passado. Pesquisador do fenômeno imigratório do Brasil do século passado, das suas causas e efeitos, propõe-se a resgatar um pouco da angustia e do calvário vivido pelos imigrantes italianos e alemães até sua efetiva integração no novo mundo, fato que deixou às gerações subsequentes um importante legado moral.

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários