Nióbio e Terras Raras - Tesouros Perdidos do Brasil é um livro que tem como objetivo apresentar, a você prezado leitor, a importância do nióbio e das terras raras do Brasil na geopolítica e geoeconômica dos minerais estratégicos do mundo, focando a formação de uma estratégica dos minerais nacionais para o futuro da Nação Brasileira.
Este livro foca o nióbio brasileiro e as terras raras, ambos, muito cobiçados pelas comunidades internacionais, proporcionando aos prezados leitores uma visão futurística para as riquezas naturais que o Brasil possui em seu território. Um assunto estratégico de conhecimento de poucas pessoas do Brasil e do Mundo.
Ao realizarmos a presente pesquisa podemos verificar a existência de poucas fontes bibliográficas que discorrem sobre o nióbio e terras raras, acreditamos que este trabalho seja um divisor de águas para o futuro da geopolítica e geoeconomia dos minerais estratégicos do Brasil
Para aqueles que querem conhecer um pouco os tesouros brasileiros, o nióbio é um minério raro muito cobiçado, pode-se dizer que é até tão valioso quanto o ouro. Uma quantidade de 100 gramas de nióbio ao ser misturado a uma tonelada de ferro se transforma em liga de ferronióbio, proporcionando características especiais ao ferro, como: alta resistência térmica, eletromagnética e corrosiva. Na indústria da beleza, um anel de nióbio no Japão chega a custar mais do que um anel de ouro, ambos com o mesmo peso.
As terras raras e o nióbio são muito empregada na indústria eletrônica pela alta estabilidade e eficiência que apresentam em componentes diminutos, sendo amplamente utilizados na tecnologia da informação (TI), espaciais, médicas e, atualmente, na indústria da beleza.
As terras raras e o nióbio, também, são empregadas nos componentes e capacitores eletrônicos passivos que armazenam energia elétrica e tem inúmeras aplicações em equipamentos eletrônicos, desde, a transmissão de informação por corrente alternada, como, linguagem binária e até em correção de potencial elétrico. As terras raras são encontradas em todos os aparelhos eletrônicos que tem como demanda de mercado, a necessidade de serem cada vez mais enxutos e potentes, como celulares e computadores portáteis.
Na área de defesa as terras raras, que mais à frente veremos que nada tem haver com lugares raros ou paraísos, mas sim com minérios com características especiais, podem ser aplicadas nas empresas aeroespacial, aérea de defesa terrestre, na construção de aviões caças, nos sistemas de comunicações, construção de satélites, defesa antimísses, sistema de controle de mísseis, e muitos outros. Com a constante evolução tecnológica e espacial a demanda de metais estratégicos e raros aumentarão, vertiginosamente, como também o seu consumo, haja vista, as características especiais química e físicas.
Estima-se que, o consumo mundial anual de nióbio e terras raras ultrapassarão as 500 toneladas (número alto para metais raros) e a da alta demanda aumentará em mais de 1000% o valor do quilo em 2035 devido a implantação do International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER), um projeto de reator experimental a fusão nuclear que consiste na construção de vários reatores de fusão nuclear, e no programas espacial da "National Aeronautics and Space Administration (NASA)" para o Planeta Marte. Com o aquecimento da corrida espacial e com o surgimentos das empresas privadas, como: SpaceX, Boeing, entre outras, esse consumo será quase triplicado em curto espaço de tempo.
Esta obra, também tece alguns comentários sobre projetos estratégicos, como, a proposta de junção Boeing com a Embraer, a proposta do projeto Triplo A (corredor ambiental), o interesse da República Popular da China pelo Brasil, principalmente, na intensificações das relações comerciais, a relação de aproximação comercial e estratégica do Brasil com EUA, entre outros assuntos de cunho estratégicos que veremos a seguir.
Pode parecer loucura, estes autores, abordarem este tema com sonho de editá-lo e publicá-lo no Brasil, tornando pública as informações estratégicas e de cabal importância para o futuro dos filhos da Nação Brasileira, entretanto é direito dos brasileiros conhecerem e protegerem seus tesouros e das gerações futuras.
É um direito dos brasileiros conhecerem suas riquezas e proteger seu legado. Riquezas estas que estão sendo exploradas por preço vil pelas grandes potências mundiais que não possuem o nióbio e terras raras.
ISBN | 978-85-92215828 |
Número de páginas | 164 |
Edição | 1 (2018) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.