INTRODUÇÃO
NA NOITE de 23 de agosto de 1994, em um pequeno celeiro abandonado na ilha de Jura, nas Hébridas Interiores escocesas, um incêndio estava queimando. Se você tivesse entrado, poderia ter pensado que um arquivo de jornal estava sendo destruído. Grandes maços de papel impresso estavam acesos, lançando fumaça e cinzas no ar.
Você também teria notado que havia algo um pouco estranho na forma como o papel se incendiou. Demorou um pouco para pegar e depois queimou lentamente. Eventualmente, você perceberia que o papel era mais denso do que o papel fino usado para papel de jornal - e as folhas eram muito menores do que as páginas de jornal. Então, um canto rasgado dançando em uma corrente de ar quente pode ter chamado sua atenção. Não era uma foto da tiara da Rainha? Na verdade, aquelas notas de 50 libras não estavam no fogo? E não apenas alguns, mas centenas?
Na verdade, o que você teria testemunhado naquela noite de agosto, há mais de vinte anos, era a destruição pelo fogo de £ 1 milhão. Um milhão de libras em notas de 50 libras. Demorou pouco mais de uma hora - 67 minutos, para ser mais preciso - para completar a tarefa. Uma hora gorda para queimar as coisas dos sonhos de todo jogador de loteria.
Os dois homens por trás do incêndio eram da banda KLF. Eles ganharam dinheiro com faixas dançantes do início dos anos 1990, como 'Justified and Ancient' e '3 am Eternal'. Cansados da cena musical, eles passaram a fazer arte. Para eles, a queima do milhão de libras era uma obra de arte conceitual. A primeira ideia deles foi fazer uma escultura a partir de maços de notas pregados em uma moldura de madeira. Mas como sinal do tabu com o qual estavam lidando, não conseguiram encontrar uma galeria disposta a expor tal escultura. Então eles tiveram outra ideia.
Número de páginas | 191 |
Edição | 1 (2022) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.