Debita-se como de fundamental importância o surgimento de trabalhos que reflitam sobre a realidade literária na escola.
O autor deste trabalho, embora exercendo o magistério bem pouco tempo, e este mesmo, no Ensino Superior, tem uma preocupação antiga com a problemática ligada ao ensino de literatura nas escolas do Ensino Médio; essa preocupação surgiu nos debates e lutas travadas pela União Brasileira de Escritores, Seção do Piauí, com o objetivo de incluir na Constituição do Estado do Piauí de 1989 um dispositivo que tornasse obrigatório o ensino de literatura piauiense nas escolas públicas e privadas deste Estado, de cujos debates o autor tomou parte como membro dessa Entidade; também por sua militância política, inclusive como vereador e presidente da Câmara Municipal de Picos, tendo, ainda, concorrido duas vezes para o cargo de prefeito municipal dessa cidade. Ademais, possui duas graduações ligadas à área de ensino (Licenciatura em Teologia; e Letras); apesar de ser graduado também em Direito, optou por cursos de especialização na área de Letras (Especializações em Língua Portuguesa; e em Linguística). Assim, foi intensamente exposto a toda essa problemática, quer pelo contato direto com colegas que já trabalham há muito tempo no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, no Ensino Médio, quer no convívio com escritores e políticos, ou simplesmente através da leitura de uma vasta bibliografia sobre o assunto. Tudo isso provocou o desejo de investigar essa área do conhecimento e dar também uma cota de contribuição, por menor que fosse, no sentido de melhorar o desempenho da atividade de leitura junto àqueles que se encontram em fase de formação.
No presente trabalho, adotou-se o método de pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, foram seguidas as pistas oferecidas pela Dissertação de Mestrado defendida pela Prof. Ms. Maria do Perpétuo Socorro Neiva Nunes Rego, junto ao corpo docente do Curso de Mestrado em Educação, quando obteve o seu grau de Mestre em Educação. A autora, além de tratar do tema em profundidade, ordenou adequadamente uma rica bibliografia, facilitando o desenvolvimento de outras pesquisas.
Do intenso debate travado nas páginas desse livro, são apresentadas as seguintes sugestões:
Desenvolvimento de projetos de leitura e de leitura literária que envolvam toda a comunidade escolar e até mesmo segmentos que estão fora da escola, os quais devem se fundamentar nos princípios estruturadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio;
Ampliação do tempo destinado a atividades de leitura na escola, com a inclusão de horas destinadas exclusivamente à fruição de textos;
Elaboração de propostas de trabalho que contemplem conhecimentos contextualizados e atendam aos horizontes dos alunos, bem como favoreçam a ampliação dos horizontes de leitura;
Revisão das práticas de leitura, para adequá-las às diretrizes traçadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, principalmente no que concerne ao uso das diferentes linguagens do mundo contemporâneo, com vistas a estabelecer em sala de aula uma relação dialógica através da interação verbal e não-verbal entre aluno e professores, com o objetivo de intensificar o processo de busca e construção do conhecimento;
Extensão da responsabilidade de formação de leitores aos professores de todas as disciplinas;
Instalação do espaço da biblioteca escolar extensivo a todas as escolas e dinamização constante do acervo bibliográfico;
Promoção de eventos culturais voltados para a prática da leitura e a produção de textos;
Inclusão da Disciplina LITERATURA BRASILEIRA – AUTORES PIAUIENSES, na grade curricular de todas as escolas do Ensino Médio do Estado do Piauí.
Número de páginas | 138 |
Edição | 1 (2021) |
Formato | Pocket (105x148) |
Acabamento | Brochura s/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Ahuesado 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.