LEI Nº 5.194 - Do Exercício Profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia
O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras Como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a defnição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifca as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e defne o material a ser usado. Chefa as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edifcação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profssional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. Você pode ingressar na carreira com um curso tecnológico.
Arquitetura:
O arquiteto planeja o uso de espaços para fins residenciais, industriais e comerciais. Utiliza de diversos recursos técnicos e artísticos para elaborar um projeto arquitetônico.
Características profissionais importantes (aptidões)
Conhecimentos e habilidades para desenhar e planejar espaços. Visualizar espaços em três dimensões, capacidade de abstração, conhecimentos matemáticos, habilidades artísticas, sensibilidade, facilidade para trabalhar em equipe.
Mercado de Trabalho
Construtoras, escritórios de arquitetura e engenharia, assessoria, instituições de pesquisa.
Especializações
O arquiteto pode fazer especialização nas seguintes áreas: paisagismo, urbanismo, história da arquitetura, arquitetura de interiores, computação gráfica aplicada à arquitetura, comunicação visual, etc.
São as ciências e técnicas usadas para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais.
O agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio - do plantio ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.
D E S C R I Ç Ã O
TÍTULO I
Do Exercício Profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia
CAPÍTULO I - Das Atividades Profissionais
Capítulo II - Da responsabilidade e autoria
Título II - Da fiscalização do exercício das profissões
Capítulo I - Dos órgãos fiscalizadores
Capítulo II - Do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia
Capítulo I - Dos órgãos fiscalizadores
Capítulo II - Do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia
Capítulo III - Dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia
Capítulo IV - Das Câmaras Especializadas
Capítulo V – Generalidades
Título III - Do registro e fiscalização profissional
Capítulo I - Do registro dos profissionais
Capítulo II - Do registro de firmas e entidades
Capítulo III - Das anuidades, emolumentos e taxas
Título IV - Das penalidades
Título V - Das disposições gerais
TÍTULO VI - Das disposições transitórias.
Número de páginas | 50 |
Edição | 1 (2018) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.