LAWFARE

Consequências da Manipulação Jurídica na Política e na Sociedade

Por André Ibiapina Feitoza; Lara Moura Luz

Política, Liberdade Política & Segurança, Direitos Civis, Direito Penal, Constitucional, Não Ficção, Direito, Ciência Política

Esta página foi vista 22 vezes desde 08/10/2024

Esta obra mergulha no fenômeno emergente do lawfare — a estratégia de utilizar o sistema jurídico como um meio de conflito e manipulação política. Este conceito inovador revela como o direito pode ser manipulado para enfraquecer adversários e alcançar objetivos que vão além das intenções originais da legislação.

A obra oferece uma análise profunda sobre como o lawfare redefine a dinâmica de poder na sociedade contemporânea. Explora a transformação do sistema jurídico em uma ferramenta de guerra, onde processos legais e tribunais se tornam arenas de disputa política e social. Através de uma abordagem crítica, o livro examina o impacto do lawfare nas instituições democráticas, na confiança pública e na justiça social.

Os leitores irão descobrir como o lawfare pode minar a eficácia das leis e dos tribunais, influenciar políticas públicas e criar desigualdades no acesso à justiça. Além disso, o livro explora o papel do lawfare em casos de direitos humanos e como ele pode ser usado para manipular ou proteger direitos fundamentais.

"Lawfare: Consequências da Manipulação Jurídica na Política e na Sociedade" oferece uma visão reveladora e provocadora sobre as implicações do uso estratégico do direito, desafiando o leitor a repensar o papel do sistema jurídico na governança e na proteção dos valores democráticos.